Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

| 30 de agosto de 2017
Comunidade universitária e educação superior na América Latina e no Caribe são temas do Conferências UFRGS
Professor Eduardo Rolim ministra palestra nesta quarta-feira, às 19h.
Copiar link
Comunidade universitária e educação superior na América Latina e no Caribe são temas do Conferências UFRGS

O professor do Instituto de Química e presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes) Eduardo Rolim ministra, nesta quarta-feira, 30 de agosto, a segunda palestra do ciclo Conferências UFRGS 2017.  Com o tema “A comunidade universitária e a educação superior na América Latina e no Caribe”, a atividade ocorre no Salão de Festas da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar) a partir das 19h. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrições.

Rolim discutirá várias questões associadas às relações dos diversos setores da Universidade entre si e com a sociedade. Será abordada a atual tendência de privatização da educação no Brasil e no mundo e seus reflexos no acesso e na permanência dos estudantes no ensino superior, as políticas de ações afirmativas e a expansão das universidades e institutos federais no Brasil nos primeiros anos do século XXI. Ainda, as formas de contratação de professores e técnicos nos diversos países, e seus reflexos na qualidade do ensino, serão comparadas com a realidade brasileira. Também em uma perspectiva comparada, serão discutidos os processos de financiamento público para as universidades, sua autonomia de gestão e os marcos constitucionais de gestão democrática aplicados no Brasil.

A programação das Conferências UFRGS estende-se até janeiro de 2018, com um total de 11 encontros. Os temas contemplados têm relação com os eixos da CRES 2018 e serão abordados por professores da UFRGS de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é contribuir institucionalmente para a construção da agenda preparatória dos países da América Latina e do Caribe para a próxima Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esta agenda será debatida pelas universidades latino-americanas e caribenhas na CRES 2018, em junho do próximo ano na cidade argentina de Córdoba.

Fonte: UFRGS

Copiar link Comentários ()
Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger