Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 30 de novembro de 2017
Acompanhamento da primeira metade do PNPG indica cumprimento de metas
O relatório apresentado é composto, entre outras partes, por projeções até 2020 e novas recomendações.
Copiar link
Acompanhamento da primeira metade do PNPG indica cumprimento de metas

Foi apresentado e aprovado nesta terça-feira, 28, em reunião do Conselho Superior que aconteceu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, o 3º Relatório de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020, elaborado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Plano. “Este relatório é interessante, pois abrange a primeira metade do processo do PNPG (2011 a 2016). Os resultados, do ponto de vista de acompanhamento dos indicadores, são muito bons. As metas relativas à pós-graduação, em especial com relação a bolsas, número de matriculados e de titulados de mestrado e doutorado, estão dentro do previsto, mas, ao mesmo tempo, a Comissão manifesta enorme preocupação com relação aos impactos futuros decorrentes da redução dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação no país”, disse o coordenador da Comissão, Jorge Audy.

O relatório apresentado é composto, entre outras partes, por projeções até 2020 e novas recomendações. Jorge Audy ressalta que um aspecto importante definido no Conselho Superior e já aprovado pela presidência da CAPES é o aprofundamento dos estudos com relação a um dos itens do relatório do PNPG: a Avaliação. “Nesse sentido, faremos um trabalho imediato de coletar contribuições na forma de reflexões e propostas para o sistema de avaliação da pós-graduação brasileira.”

O relatório e a apresentação estão disponíveis na página da CAPES. “A Comissão está à disposição da comunidade para apresentações e reflexões nas universidades com relação aos resultados e recomendações apresentadas no relatório, como já foi feito na ANDIFES, no 33º ENPROP e para algumas universidades que fizeram a solicitação”, finalizou.

Comissão

A comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 e Agenda Nacional de Pesquisa é uma comissão independente, instituída pela portaria n° 106, de 17 de julho de 2012, com o objetivo de acompanhar e monitorar a implantação do PNPG 2011 – 2020, além de coordenar a elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa.

A comissão é composta de representantes de órgãos como o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI); o Conselho Nacional de Educação (CNE); a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG); a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entre outros.

Fonte: CAPES

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger