Atenção ao feriado de Carnaval. Voltamos às atividades no dia 26/02, às 13h.
Entendi
Aviso Importante
Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 20 de dezembro de 2017
Confira um resumo das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Regras de formatação e organização devem ser seguidas em todos os níveis do Ensino Superior no Brasil, da graduação ao pós-doutorado.
Copiar link
Confira um resumo das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Temidas por muitos formandos antes mesmo de começarem a escrever a monografia, mas necessárias em praticamente todos os trabalhos acadêmicos, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são fundamentais dentro da universidade. É a partir dessas regras e recomendações, destacadas em seis diferentes documentos, que o estudante deve formatar seu artigo, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou tese – um guia que serve para cada publicação feita no Ensino Superior.

As normas, minuciosas, podem afugentar o autor que não tomar cuidado desde o início do trabalho. Ainda que alguns prefiram primeiro escrever para depois se preocupar com a formatação, o mais indicado é justamente o contrário: que primeiro se tome conhecimento sobre o padrão exigido, para depois aplicá-lo durante o trabalho, retomando a consulta sempre que houver dúvidas. Quem trabalha com isso garante: deixar para depois é sempre pior.

Algumas universidades contam com serviços de orientação para os estudantes, que podem se ver perdidos com páginas e mais páginas de regras nas mãos. Geralmente ligados à biblioteca, a proposta desses setores é que o aluno aprenda como fazer a formatação sozinho.

Atenção

Como as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos também incluem recomendações – e não só regras –, algumas universidades exigem formatação diferente. Confira se a sua faculdade adota um documento com recomendações próprias, e se guie por ele.

Clique para ver as normas.

Fonte: Gaúcha ZH

Copiar link Comentários ()
Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger