Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 20 de dezembro de 2017
Ministro da Educação participa da entrega da Medalha da Ordem do Mérito Cultural 2017
Maior honraria pública da área, a premiação teve como tema Cultura, Inovação e Empreendedorismo.
Copiar link
Ministro da Educação participa da entrega da Medalha da Ordem do Mérito Cultural 2017

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta terça-feira, 19, no Palácio do Planalto, da entrega das Medalhas da Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2017. Maior honraria pública da área, a premiação teve como tema Cultura, Inovação e Empreendedorismo e foi entregue pelo presidente da República, Michel Temer, a 32 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no setor ao longo dos últimos anos.

A OMC é organizada pelo Ministério da Cultura, responsável por colher sugestões da população e indicações do Conselho da Ordem do Mérito Cultural, que, este ano, teve entre os participantes o ministro Mendonça Filho.

Ao discursar, o presidente Michel Temer falou da importância dos investimentos em cultura e educação. “No ano passado, na mesma Ordem do Mérito Cultural, prometi que iríamos aprovar a prorrogação do Recine [Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica] e da Lei do Audiovisual, e o fizemos. Hoje, me comprometo a ampliar o orçamento da cultura para o próximo ano”, afirmou Temer.

Dentro do Conselho da Ordem, Mendonça Filho indicou para a medalha o bloco carnavalesco Galo da Madrugada, de Pernambuco. “O Galo da Madrugada é uma das maiores manifestações de nossa cultura. A homenagem é justa para o bloco que congrega todas as manifestações artísticas de Pernambuco. Fico muito feliz pelo reconhecimento de um dos grandes patrimônios de nossa cultura e história, ainda mais porque tive a honra de fazer sua indicação ao Ministério da Cultura”, comentou o ministro.

O prêmio foi recebido pelas mãos do presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, e do vice-presidente, Rodrigo Meneses, que vieram a Brasília participar da cerimônia. “O prêmio vai valorizar muito todo o trabalho de uma equipe que faz isso crescer. Isso que vocês viram aqui é apenas um pouco do que é o Galo. Vocês não sabem o trabalho que que dá colocar o Galo na rua no carnaval, e esse prêmio valoriza isso”, disse Rômulo.

No final da cerimônia, integrantes do Galo fizeram uma apresentação de frevo para os presentes. Considerado um dos maiores blocos de carnaval do mundo, costuma reunir todos os anos mais de 2 milhões de foliões nas ruas do centro do Recife, tornando-se exemplo de como o folclore e a cultura têm impacto na economia do país.

Outra personalidade premiada foi o humorista Renato Aragão. “Eu já fiz muitas coisas na minha vida e já tive muitas alegrias. Mas essa é demais, ser agraciado com tanto carinho”, falou Renato Aragão. Também integraram a lista personalidades como a cantora e compositora Dona Onete, o designer Jair de Souza, o curador Marcello Dantas e o produtor Ricardo Amaral, conhecido como “Rei da Noite”.

Fonte: MEC

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger