Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Ciep | 15 de maio de 2018
Como fazer mestrado no exterior
Cada vez mais estudantes buscam instituições de ensino fora do Brasil para fazer seu mestrado no exterior.
Copiar link
Como fazer mestrado no exterior

O mestrado ou mestrado acadêmico é uma categoria de pós-graduação de nível stricto sensu, que permite ao estudante aprofundar os seus conhecimentos sobre determinado assunto que ele aprendeu na graduação.

Porém, durante o mestrado, o estudante é estimulado a refletir a teoria de maneira mais profunda.

Após concluir seu mestrado, o agora Mestre, está apto para lecionar em universidades, trabalhar como pesquisador, ou cientista em sua área do conhecimento, e até mesmo conseguir um cargo de maior importância dentro da empresa que trabalha.

Apesar do curso de mestrado durar dois anos em sua grande maioria, o tempo de dedicação aos estudos não é tão longo, porém, ele é intenso. Vale ressaltar, que isso depende da sua área de formação, se você optar, por exemplo, por um mestrado com pesquisa em laboratório, o tempo gasto para as pesquisas é mais longo.

Cada vez mais estudantes buscam instituições de ensino fora do Brasil para fazer seu mestrado no exterior, para termos uma ideia, nos último anos, aumentou em mais de 500% o número de estudantes brasileiros que procura uma faculdade fora do Brasil.

Dicas

Planejamento:

O candidato interessado deverá pesquisar as instituições que são especializadas em sua área do conhecimento, vera quais são as mais conceituadas e respeitadas na área.

Esse planejamento deve acontecer com no mínimo 8 meses de antecedência, para que haja tempo de organizar toda a documentação, fazer as provas de ingresso, encontrar alojamento, e fazer as economias necessárias para passar o tempo que for preciso em outro país.

Conhecimento do Idioma:

Um mestrado no exterior é necessário fluência no idioma. A maioria das instituições de ensino estrangeiras, exigem que seus alunos façam um teste de fluência do idioma no qual ela pertence.

Para cada instituição de ensino e para cada tipo de curso, são exigidos diferentes tipos de documentos.

Diversas instituições de ensino tanto brasileiras quanto estrangeiras oferecem bolsas de estudos para mestrado no exterior, sendo que essas bolsas podem ser tanto integral quanto parcial.

Muitas instituições de ensino estrangeiras possuem programas de mestrado online, ou seja, o candidato poderá ter um título de Mestre de uma universidade estrangeira, mas não terá que sair do país para estudar.

Para fazer um mestrado no exterior online é preciso que seja comprovada a conclusão do curso de graduação em sua área de conhecimento, além disso, é necessário ter o certificado TOEFL (Test of English as Foreign Language) que é um documento que comprova sua fluência em inglês, por exemplo, entre outros documentos.

Uma informação importante para quem faz um mestrado no exterior no formato de EaD, esse diploma não é imediatamente reconhecido, pois, de acordo com a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, certificados e diplomas emitidos por instituições estrangeiras de ensino a distância precisam passar por um processo de revalidação para serem usados como documentação oficial no Brasil, da mesma forma que acontece com cursos presenciais feitos no exterior“.

Veja algumas universidade no exterior que se pode fazer um mestrado online:

Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), na Espanha;

Canadian Virtual University (CVU), no Canadá;

Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos;

American World University (AWU), nos Estados Unidos;

Harvard, nos Estados Unidos;

Centre National d’Enseignement à Distance, o CNED, na França (esse é gratuito!);

Universidade Aberta de Portugal (UAb), em Portugal;

The Open University, no Reino Unido;

Oxford University, também no Reino Unido.

Fonte: Canal de Ensino

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger