Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Ciep | 29 de agosto de 2018
Estágio Extracurricular
O estágio extracurricular tem como objetivo aprimorar a experiência profissional do aluno.
Copiar link
Estágio Extracurricular

O estágio extracurricular tem como objetivo aprimorar a experiência profissional do aluno. Ele proporciona uma visão mais completa e realista dos conteúdos revisados em sala de aula, preparando o estagiário para o mercado de trabalho e refinando suas habilidades práticas.

Porque o estágio extracurricular é importante?

Contar com experiência extra, atualmente, é mais do que fundamental. Com um mercado de trabalho extremamente competitivo na grande maioria dos setores, novos profissionais encontram sérias dificuldades de inserção.

Sabemos que, normalmente, as empresas preferem contratar colaboradores que já possuem experiência na área. Por isso a conquista do emprego na área de formação, mesmo à nível de entrada, normalmente é um grande desafio.

Essa dificuldade, no entanto, pode ser mitigada por meio dos estágios extracurriculares. Como trata-se de uma modalidade de estágio não-obrigatório, essa experiência é um grande diferencial para o seu currículo quando comparado com os outros recém-formados.

Isso porque, todo aluno que se forma na sua área, cumpre necessariamente, algumas horas de estágio supervisionado. O extracurricular, além de mostrar iniciativa e proatividade, também significa que você possui experiência extra.

Em outras palavras, essa experiência torna seu currículo mais atrativo para empresas. Mas ela também é valiosa para você: tendo feito o estágio extracurricular, você sabe o que esperar do mercado e da sua rotina. É mais fácil ingressar em um novo trabalho quando você já sabe o que vai fazer, e como.

Qual é a diferença entre o estágio extracurricular e o obrigatório?

A principal diferença entre o estágio extracurricular e o obrigatório, também chamado de supervisionado, é que as horas não serão contabilizadas para sua formação. Ou seja, é uma atividade realizada além das exigências da sua universidade.

No estágio supervisionado, além de ganhar as horas obrigatórias para conclusão do curso, você também terá um professor orientador para te acompanhar.

É interessante lembrar que, ao realizar estágio extracurricular, você acaba tendo uma percepção mais realista da sua futura rotina de trabalho, visto que está realizando a atividade por conta própria.

Em geral, existem responsáveis nas empresas pelos estagiários, então você não precisa se preocupar com ficar completamente sem orientação. A maior diferença acaba sendo, no final, que um dos estágios contará horas para sua formação, enquanto o outro serve para adquirir experiência e incrementar seu currículo.

Lembre-se: com o atual cenário de mercado no país, é essencial que você crie diferenciais para sua vida profissional. O estágio extracurricular é uma forma de mostrar que você tem mais experiência e muita iniciativa, características extremamente valorizadas pelas empresas em qualquer setor.

Fonte: Canal de Ensino

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger