Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Fundacred na Mídia | 19 de novembro de 2018
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável propõe tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Copiar link
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Mais de metade da população mundial vive atualmente em áreas urbanas. O rápido crescimento das cidades junto ao aumento da migração rural para a urbana levou a uma concentração da população nas megacidades. Em 1990, havia dez megacidades com 10 milhões de habitantes ou mais. Em 2014, o número passou para 28 megacidades, lar de um total de 453 milhões de pessoas.  Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. O crescimento acelerado impacta em resoluções de extrema pobreza nos espaços urbanos.

Com esta nova realidade, os governos nacionais e municipais lutam para acomodar o aumento da população nessas áreas. O desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem transformar a forma como construímos e gerenciamos nossos espaços urbanos. O ODS 11 ciente dessa responsabilidade propõe tornar as cidades seguras e sustentáveis; significa assegurar o acesso a habitações seguras e a custo razoável e melhorar os assentamentos de favelas. Também envolve investimentos em transportes públicos, criação de espaços públicos verdes e melhoria do planejamento e gestão urbana de forma participativa e inclusiva.

A proposta de promover cidades e comunidades sustentáveis relaciona-se diretamente a essa concepção. Uma cidade sustentável é aquela na qual as relações de seus habitantes entre si e seus vínculos com seus ambientes permitem o acesso aos recursos urbanos de forma contínua por diferentes gerações. As principais preocupações do ODS 11 priorizam o provimento de serviços no âmbito das cidades e o acesso indiscriminado a eles, com especial atenção para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade; proteger e salvaguardar os patrimônios naturais e culturais do mundo; e, finalmente, apoiar o desenvolvimento de políticas nacionais e internacionais que promovam a inclusão, o uso eficiente de recursos e a mitigação de impactos decorrentes de mudanças climáticas.

Transformar vidas pela educação

A Fundacred criou o Comitê de Desenvolvimento Sustentável, que possui afinidade com as diretrizes no ambiente econômico, social, ambiental e institucional da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.  O objetivo do Comitê é proporcionar ações capazes de estimular e engajar colaboradores, Instituições de Ensino parceiras e estudantes para o efetivo alcance proposto em promover cidades e comunidades sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes. Ao encontro deste propósito, a Fundacred oferece desde 1972, crédito educacional a população aumentando o acesso a instituições de ensino privado. Proporcionando assim, ingresso comum a todos e incita o desenvolvimento por meio da inclusão em instituições de educação.

Por Assessoria de Imprensa

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger