Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Fundacred na Mídia | 18 de janeiro de 2019
ODS 5 – Igualdade de gênero
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável propõe alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Copiar link
ODS 5 – Igualdade de gênero

A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. O esforço de alcance do ODS 5 é transversal a toda Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e reflete a crescente evidência de que a igualdade de gênero tem efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável.

Muitos avanços em termos para assegurar melhores condições de vida a mulheres e meninas são um importante legado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e visam intensificar estas realizações não apenas nas áreas de saúde, educação e trabalho, mas especialmente no combate às discriminações e violências baseadas no gênero. Além disso, estimulam o empoderamento de mulheres para que elas possam atuar enfaticamente na promoção do desenvolvimento sustentável, por meio da participação delas na política, na economia, e em diversas áreas de tomada de decisão.

Resoluções desta proposta foram conquistadas no Brasil com um marco legal para o combate à violência contra a mulher. Trata-se da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 2006), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher. Outro marco é a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que tem entre suas diretrizes a estruturação de uma rede de atendimento nos estados, municípios e no Distrito Federal.

Transformar vidas pela educação

A Fundacred reforça seu compromisso em garantir a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Para isso, a fundação realiza o processo de harmonização na proporção de lideranças. Atualmente possui cerca de 70% de mulheres ocupando cargos de gerência, coordenação e supervisão das equipes. Três entre os cinco gerentes são mulheres, duas entre os quatro supervisores também. No setor Comercial da fundação, há quase uma unanimidade: dos nove consultores comerciais em atividade, oito são do sexo feminino. Praticamente todas são ou já foram beneficiadas pelo CredCORP, crédito educacional da Fundacred que tem servido para impulsionar as carreiras de diversos profissionais.

A fundação valoriza e promove encontros motivacionais para engajar a luta e fortalecer a mulher no seu ambiente profissional, destacando seu importante papel na sociedade. Tradicionalmente em março, mês da mulher, é realizado uma série de ações em homenagem. Na recente edição tivemos um café da manhã especial com bate-papo, um registro com depoimentos de algumas colaboradoras, gravados no prédio da fundação, em Porto Alegre. Além de uma campanha aderida por meio de bottons na versão “O poder é nosso por merecimento” para as mulheres e “Reconhecemos o poder delas” para os homens.  As ações na Fundacred promovem valores de igualdade e oportunidades para todos. Assim, valorizar o papel da mulher é fundamental para garantir a igualdade de gênero exatamente como propõe o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por: Assessoria de Imprensa

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger