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Fundacred na Mídia | 30 de janeiro de 2019
Adaptação pós-férias: como retornar bem à sua rotina
Tranquilidade ou agitação, existem muitas formas de aproveitar o tempo de recesso. O importante é aproveitar, descansar e claro, não sofrer na volta.
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Adaptação pós-férias: como retornar bem à sua rotina

Férias são essenciais e isso ninguém pode negar. Seja pelo descanso ou pela oportunidade de sair da rotina, dar um tempo no trabalho e nos estudos é uma necessidade valorizada por todos nós. Ficamos entusiasmados, contando os dias até o grande momento. Afinal, chega a ser uma questão de saúde. O senso comum já está bem informado que o estresse, nutrido por uma vida sobrecarregada, dá origem a uma imensidade de problemas físicos e psicológicos. No recesso, temos um tempo de liberdade das preocupações rotineiras. Mente e corpo descansados, livres de coisas como agendas, cronogramas, prazos e carga-horária.  Diminuímos a velocidade, até quase pisar no freio. Tudo com o objetivo claro de reequilibrar as energias, nos motivar e preparar para o próximo ciclo.

No entanto, retomar o ritmo não é uma coisa tão simples. Nosso sono às vezes não é o mesmo, nem o nosso humor. Ficamos menos à vontade em relação aos horários e voltamos a priorizar as obrigações. Essas condições podem afetar algumas pessoas, as deixando atrapalhadas com o trabalho e o estudo, e até mesmo deprimidas.

Para evitar que a adaptação do retorno seja estressante, adotar algumas práticas à rotina, mesmo que no momento de férias, pode se mostrar bastante efetivo. Incorporar hábitos que estimulem o bem-estar, adequar horários aos poucos e manter a mente tranquila, mas exercitada, são exemplos disso. Tratam-se de atividades que combinam perfeitamente com a proposta do recesso de recarregar as energias.

Meditar e praticar exercícios físicos: corpo e mente bem cuidados

Fazer exercícios físicos é uma forma de começar o ano com mais saúde, adicionando um hábito saudável à rotina. A energia gasta durante meia-hora de atividade física, ao menos três vezes por semana, já é suficiente para você se equilibrar e abandonar o sedentarismo.

Pode ser uma caminhada, corrida ou volta de bicicleta, reserve um horário dos seus dias livres e mexa-se. O resultado será um sono mais regulado e mais qualidade de vida, para você recomeçar com bom-humor e energia renovada.

É super fácil meditar e isso vai ajudar a de fato relaxar corpo e mente, além de facilitar noites tranquilas de sono. Existem sites e aplicativos que ajudam a fazer, descrevendo o passo a passo e com direito a fundo musical relaxante. E, se mesmo assim, você achar difícil, tente isto: basta ficar em completo repouso, em posição sentada com pernas cruzadas, coluna reta e almofada apoiando o cóccix, também pode ser feito até em posição de completo repouso. Depois, feche os olhos e tente ficar em silêncio, deixando os pensamentos virem e depois irem embora. A mente se acalma e o corpo relaxa, perfeito para descansar por inteiro, não é mesmo?

Leituras de férias para estimular sua mente e ainda relaxar

Livros são bilhetes de embarque para diversos lugares e com um valor acessível. Existem hoje sebos e sites onde é possível encontrar de clássicos a contemporâneos usados com bons descontos. O hábito da leitura é algo sempre bem-vindo, que pode ser adquirido por qualquer um, as opções são infinitas para o ritmo e interesse de cada um. Envolver-se com personagens e histórias é estimulante e faz muito bem ao cérebro.

Entre os benefícios da leitura estão a prevenção de doenças neurodegenerativas, aumento do vocabulário, estímulo à criatividade, sem falar no prazer. Gastar algumas horas das férias na companhia de uma boa leitura vai fazer a retomada ter uma nova perspectiva. Trazendo novas experiências, habilidades e saberes a rotina que costumamos levar.

Organize-se para começar bem

Especialistas recomendam que dias antes do retorno, acertar os relógios pode ajudar a combater problemas como sono e desânimo, recorrentes no período pós-férias. Organize-se para aos poucos ir adaptando o seu corpo ao retorno. Refeições também são importantes, já que nas férias costumamos comer em horários alternativos, a adaptação envolve condicionar até mesmo a nossa fome.

De volta à rotina, o segredo é tentar ir aos poucos. Evitar marcar tudo para o primeiro dia, como reuniões, passagens ou demandas complexas. Isso ajuda a trazer mais calma ao tempo, principalmente para resolver coisas que precisam ser revistas. Trata-se de um bom momento para organizar mesas, papéis e tudo mais que possa representar pendências passadas. Buscar se atualizar sobre o que está acontecendo no trabalho e acompanhar as apresentações de cronograma nos estudos também são atividades recomendadas.

 

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