Atenção ao feriado de Carnaval. Voltamos às atividades no dia 26/02, às 13h.
Entendi
Aviso Importante
Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 27 de fevereiro de 2019
Urcamp inicia ano letivo com dobro de matrículas
A nova realidade vivida pela Urcamp se reflete no crescimento dos resultados.
Copiar link
Urcamp inicia ano letivo com dobro de matrículas

Para a reitora e também presidente da Fundação Attila Taborda (Fat), a nova realidade vivida pela Urcamp é fruto de muito trabalho. Tudo o que a gente investiu em qualidade está retornando através das notas, tanto no recredenciamento institucional quanto no credenciamento do Ensino a Distância. Esse ano, a diferença é que nós estamos apostando na Graduação I, um ensino voltado para o século 21 , explicou. Ainda, segundo ela, esse acolhimento e esclarecimento para os alunos, motivacional para os professores, é muito importante .

Importante, por exemplo, para alunos e alunas como Rebeca Marques Steinstrasser, que começa o curso de Agronomia, seguindo os passos da sua mãe, a agrônoma Daniela Marques. Eu fiz o curso técnico integrado em Agropecuária, no IFSul, e gostei bastante da área. Além de ter sido bastante incentivada pela minha mãe , explicou. Questionada sobre o por quê de ter escolhido a Urcamp, Rebeca foi categórica. É uma instituição com uma grande trajetória, uma trajetória muito bonita e principalmente por ter professores muito qualificados , indicou.

A importância do acolhimento

O vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Paz, considera fundamental a recepção aos alunos, tanto novos quanto veteranos, principalmente pela quantidade de novidades que a instituição possui. O 2019 começa muito positivo, já com mais uma nota máxima do MEC, que comprova todo o nosso trabalho. Nós mudamos muito o nosso olhar. Nosso foco é o aluno, escutar o aluno, prepará-lo para o futuro. Não sabemos se as profissões que temos hoje serão iguais. A Urcamp está buscando preparar seus alunos para o que vier , explicou.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Paiva Dreux, a expectativa para 2019 é muito grande, principalmente pelo fato de que, neste ano, houve quase o dobro de matrículas em relação a 2018. Esta recepção é para que o aluno, além de conhecer todo o novo modelo de graduação que nós preparamos, possa saber todas as informações da instituição e saber onde ir quando precisar alguma coisa. Estamos entregando, ainda, um Guia Acadêmico, com todas as informações necessárias , explicou a pró-reitora. Ainda, segundo ela, todo esse acolhimento aproxima ainda mais o aluno da Urcamp, impactando na sua formação.

Inovar é fundamental

Além da recepção por parte da equipe da Urcamp, os novos alunos assistiram a palestra de Daniel Sperb, consultor em inovação estratégica e fundador da Be Formless, empresa especializada em modelagem estratégica de negócios e educação. Segundo ele, é importante entender como cada área do conhecimento se posiciona, hoje, frente às inovações. A inteligência artificial, por exemplo, está colocando em xeque determinados campos do conhecimento, tornando determinadas funções obsoletas. Então precisamos entender como deve ser esse processo de adaptação , pontuou Sperb.

Por outro lado, o consultor destaca a posição da instituição comunitária de ensino superior frente a esta realidade. A Urcampdecidiu virar uma chave para as metodologias ativas porque a verdadeira revolução na educação não é tecnológica, ela é metodológica. Então não adianta encorpar as instituições de ensino com um aparato tecnológico se o método não muda, se o professor não muda, se ele não coloca o aluno como protagonista , destacou. Ele ainda ressalta que a Urcamp é pioneira. Apenas outra instituição no Brasil está fazendo o mesmo, que é a UniAmérica, de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela é, inclusive, parceira da Urcamp . finalizou.

Fonte: Jornal Minuano

 

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger