Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2021. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 18 de abril de 2019
Coordenador do Denatran será responsável pelo Enem
Copiar link
Coordenador do Denatran será responsável pelo Enem

Francisco Vieira Garonce, coordenador-geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), será o novo chefe do departamento responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no país. Ele foi convidado pelo futuro presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi, para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) da autarquia.

Ambos atuavam no Denatran antes de serem convocados para os novos postos. A diretoria que coordena o Enem estava sem titular desde 27 de março, quando o economista e engenheiro Paulo César Teixeira pediu demissão do cargo. Em seu pedido de exoneração, disse que saía do posto “em solidariedade” a Marcus Vinicius Rodrigues, demitido da presidência do Inep pelo então ministro Ricardo Vélez Rodríguez.

Os dois cargos continuam oficialmente vagos, até que Elmer Coelho Vicenzi e Francisco Vieira Garonce assumam. A saída de Marcus Vinicius e Paulo César Teixeira ocorreu na esteira da crise que tragou o Ministério da Educação (MEC) e culminou na demissão de Vélez Rodríguez.

Garonce é formado em Administração e Jornalismo, com doutorado em Comunicação e Educação, segundo currículo registrado na plataforma Lattes. Lá, ele informa que foi sócio da Elos Educação e Comunicação, que oferece cursos presenciais ou à distância, desenvolve sites e promove assessoria de comunicação, de acordo com descrição do portal da empresa.

O nome de Garonce ainda consta do quadro de sócios da Elos na consulta ao CNPJ do estabelecimento no site da Receita.

A Elos atuou na confecção do livro “Inep 80 anos”, lançado em 2018 como edição comemorativa do aniversário do órgão. Garonce é citado nos créditos da publicação que se referem à redação e às pesquisas histórica e iconográfica.

Cronograma atrasado

Piloto da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), ele tem histórico de pesquisas na área de educação a distância e aplicação da modalidade no processo de formação para aviação.

Foi também apresentador do quadro “Segurança é aqui, com Garonce”, do programa “Brasil Caminhoneiro”, transmitido semanalmente pelo SBT ao longo do ano passado. O programa é reprisado e também exibido pela TV Aparecida.

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica é uma das mais importantes áreas do Inep. Cuida do Enem, que neste ano está com o cronograma atrasado, uma vez que a gráfica que imprime as provas pediu falência. Em meio à crise, o ministério ainda não contratou outra empresa para executar o serviço.

Além do Enem, também pairam incertezas sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica -com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) -, de responsabilidade da diretoria.

Marcus Vinicius Rodrigues havia retirado os exames de alfabetização da edição do Saeb deste ano, mas o MEC voltou atrás, após repercussão negativa. No entanto, com as demissões, os processos para garantir a aplicação da avaliação foram prejudicados.

Fonte: O Globo

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger