Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 25 de abril de 2019
Ecofuturo reúne em nova publicação boas práticas de promoção da leitura
Copiar link
Ecofuturo reúne em nova publicação boas práticas de promoção da leitura

O Instituto Ecofuturo , organização sem fins lucrativos, acaba de lançar o “Dossiê de Atividades” referente à 7ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, que reconhece as iniciativas de promoção de leitura realizadas pelas equipes das mais de 100 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo, presentes em 12 Estados no Brasil.

Para participar do Prêmio, cada biblioteca submeteu suas programações de atividades realizadas ao longo do ano de 2017. Os projetos participantes deveriam abordar a valorização dos ambientes naturais, o potencial educador desses espaços e as relações das pessoas com a natureza. Mais de 30 bibliotecas se inscreveram e aproximadamente 50 mil pessoas foram impactadas pelas ações desenvolvidas.

Os resultados desses projetos foram compilados na nova publicação, disponível para download gratuito do site do Ecofuturo . O objetivo é fomentar a troca de experiências entre as bibliotecas, além de difundir boas práticas e incentivar a interação entre as unidades da rede. Com destaque para as três bibliotecas vencedoras e uma menção honrosa, a publicação detalha as iniciativas de cada unidade participante, que tiveram como base os critérios: planejamento, realização, articulação com os parceiros locais, divulgação das ações, acervo utilizado e atendimento diversificado, além de contar com depoimentos dos idealizadores, apresentar imagens do público engajado nas ações e reflexões dos jurados do Prêmio.

Em formato de narrativa, o dossiê relata ainda como foi a viagem cultural à cidade de São Paulo, oferecida pelo Ecofuturo a dois representantes de cada biblioteca vencedora. A programação especial incluiu também visita ao Parque das Neblinas, participação na 25ª Bienal Internacional do Livro e visitas técnicas a bibliotecas de referência na Capital. “O dossiê de atividades é um instrumento de inspiração e desenvolvimento. A partir dele, encontramos mais uma forma de realizar o intercâmbio intelectual e de experiências entre as bibliotecas da rede – e inspirar outras tantas que existem no País. Além disso, todos os projetos submetidos foram reconhecidos no material, conferindo visibilidade às unidades, e estimulando que continuem promovendo novas ações e participando das futuras edições do prêmio”, afirma Vanessa Espíndola, responsável pelo Projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo.

O Prêmio é realizado a cada dois anos e já estão abertas as inscrições para a 8ª edição, que tem como tema Educação de qualidade, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte: ABERJE

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger