Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 22 de julho de 2019
Hospital de Clínicas: uma trajetória de excelência e inovação há 105 anos
Copiar link
Hospital de Clínicas: uma trajetória de excelência e inovação há 105 anos

O pioneirismo e a busca contínua pela inovação na área da saúde marcam as ações do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo desde 1914, ano em que o HC, primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo, foi criado, buscando atender a população que necessitava se deslocar até outros centros para atendimento hospitalar. Desde então, o Hospital de Clínicas consolidou-se como referência no atendimento qualificado em saúde e atualmente abrange uma região de mais de cento e quarenta municípios, correspondentes a quatro Coordenadorias Regionais de Saúde, centralizadas nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Neste sábado, dia 20 de julho de 2019, o Hospital de Clínicas completa 105 anos de trajetória, celebrando as conquistas que impulsionaram o desenvolvimento da instituição, que além do atendimento em saúde, atua na formação de profissionais em diversas áreas da saúde, através de cursos técnicos e programas de pós-graduação próprios e parceria com instituições de ensino do município.

Alinhado à missão de promover melhorias na qualidade de vida das pessoas, por meio de ações integradas de assistência à saúde, ensino e pesquisa, as equipes multiprofissionais do HC oferecem a cada paciente, acompanhante ou visitante atenção e cuidado altamente qualificado e humanizado.

O Hospital de Clínicas recebeu em 2018 a avaliação e certificação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada para a conquista do certificado de Acreditação Hospitalar – ONA, nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  Os procedimentos de Acreditação Hospitalar avaliam a qualidade dos serviços de saúde a partir de critérios voltados para a segurança do paciente e seguindo padrões internacionais em sua metodologia de avaliação. A certificação é concedida aos serviços que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.

O processo de acreditação é voluntário e, após a certificação, os serviços seguem sendo avaliados periodicamente em sua qualidade e segurança assistencial. O certificado de acreditação, nível 1, é concedido às instituições que, em seus aspectos assistenciais e estruturais, atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade. “O HC faz parte de um seleto grupo de hospitais certificados pela qualidade de seus serviços e que mantém a atenção voltada para a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento hospitalar.” salientou o presidente do Hospital de Clínicas, Dionísio Adelcir Balvedi.

A capacitação profissional através de treinamento em serviço no Hospital de Clínicas é vinculada à orientação para uma visão de promoção de saúde, pesquisa e cidadania, priorizando também o cuidado na atenção básica. Através da Escola de Educação Profissional HC, o Hospital de Clínicas forma, em nível técnico, profissionais de enfermagem para atuar nos diversos níveis de assistência em saúde, desde atividades relacionadas à recuperação e reabilitação, prevenção e apoio ao diagnóstico.

Certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2005, atualmente a instituição possui dois Programas de Residência Multiprofissional com a chancela do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, nas áreas de Urgência e Emergência/Intensivismo, em parceria com as prefeituras de Mato Castelhano e Passo Fundo e Materno-Infantil/Neonatologia, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo.

“Neste primeiro momento como Residente de Primeiro Ano no Programa de Residência Materno Infantil / Neonatologia, está sendo desafiador. Tudo que é novo, nos desafia, regra para qualquer trabalho na vida, mas na residência ainda mais. Você está o tempo todo buscando o conhecimento para poder fazer o melhor. Mais o que tem auxiliado e tornado os dias na busca por este conhecimento de qualidade e eficácias são os que nos observam, auxiliam, os que nos acolhem. Os coordenadores, preceptores, profissionais de saúde, colegas de residência, ou seja, pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. Tenho em mente que para ser um residente interessado e empenhado preciso desperta cada vez mais o desejo em aprender com os que me cercam.” destacou a assistente social residente do Programa de Residência Multiprofissional Materno Infantil/Neonatologia, Daniela de Souza Woitezak.

O Hospital de Clínicas é ainda cenário de prática de outros três Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Atenção ao Câncer, Cardiologia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, através de convênio com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo. Além disto, o Hospital de Clínicas também atua como cenário de atividades dos Programas de Residência Médica e graduação em Medicina, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e através de convênio com a IMED atua na formação de acadêmicos do curso de Medicina. A integração entre os segmentos de saúde e ensino propicia ao município de Passo Fundo destaque no cenário regional.

Neste ano, o Hospital de Clínicas deu um novo passo, realizando as obras de reforma e ampliação da Unidade de Emergência. O projeto possibilitará a otimização das condições estruturais para os atendimentos prestados pelas equipes médicas e de enfermagem da instituição. Com a ampliação da área física prevista para 2.183m² será possível o aumento do número de leitos para atendimentos de emergência, de 3 para 12 leitos, a implementação de três leitos destinados a emergências pediátricas, a ampliação da estrutura para atendimento especializado na Unidade de AVC e Dor Torácica, de 5 para 8 leitos, além de qualificar todo o atendimento prestado pelas equipes médicas e de enfermagem da instituição à comunidade da região.

Fonte: Diário da Manhã

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger