Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2021. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 02 de agosto de 2019
Aos 90 anos, Roma Vaccari é a estudante mais idosa do UCS Sênior
Copiar link
Aos 90 anos, Roma Vaccari é a estudante mais idosa do UCS Sênior

O próximo dia 9 agosto marcará os 90 anos de vida de uma pessoa muito conhecida na comunidade canelense: dona Roma Vaccari. Ela é a mais idosa entre os frequentadores do programa UCS Sênior, oferecido pela UCS Hortênsias em Canela. A moradora da cidade integra as aulas de Memória Afiada e, desde 2015, participa das oficinas acompanhada pela filha Nanci Vaccari de Medeiros, de 62 anos.

O UCS Sênior tem como propósito retrabalhar as habilidades de idosos da Região das Hortênsias. O programa favorece a interação e o compartilhamento de saberes acumulados ao longo da vida por pessoas como dona Roma. “Quando começou a aula com a Marina [Siota], eu comecei junto”, conta.

História

Andradina Roma Pires Vaccari, a dona Roma, é uma das precursoras da cena teatral de Canela. No final dos anos 1940, no extinto Círculo Operário Canelense, ela encenava peças ao lado do marido Waldomiro e de outros atores.

Apesar de ter estudado apenas a “seleta” (os cinco primeiros livros, ou o primário da época), dona Roma mostra desenvoltura com as palavras. Nas aulas do UCS Sênior, a descontração é natural em meio às atividades, inclusive quando escreve textos e os interpreta em sala. “Ao longo desses quatro anos de convivência posso garantir que, com ela, certamente aprendo muito mais do que ensino”, diz a professora Marina Siota, mestra em Inclusão Social e Acessibilidade. Ela e o professor Milton Manica foram os primeiros a lecionar no UCS Sênior no campus em Canela.

Para participar do UCS Sênior

As matrículas estão abertas e podem ser realizadas no campus em Canela. Para mais informações, o telefone é o (54) 3282-5200, mas é possível buscá-las pela página do Facebook da UCS Hortênsias ou pelo WhatsApp (54) 99941-8476.

Fonte: Jornal de Gramado

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger