Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 10 de setembro de 2019
Instituições de ensino na busca pela gestão sustentável
Copiar link
Instituições de ensino na busca pela gestão sustentável

Quando os Objetivos do Milênio (ODM), um plano de ação global proposto pela Organização das Nações Unidas, foi lançado, em 2000, muito se falava em diminuir a pobreza extrema, aumentar o acesso das crianças às escolas e garantir a redução da mortalidade infantil. Em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram apresentados pela ONU não apenas para que os governos, mas também para que instituições e a sociedade como um todo pudessem se engajar pelo bem das próximas gerações.

A Agenda 2030 da ONU, da qual a Fundacred é signatária, estabeleceu 17 objetivos globais, considerando alguns já existentes como a erradicação da pobreza, a educação de qualidade e o combate à fome. O documento mostra que é preciso pensar também na igualdade de gênero, estimular a inovação e estabelecer parcerias em prol destas metas. No segmento educacional, os ODS são grandes aliados e servem de suporte para projetos e programas de educação nas instituições de ensino. 

Para introduzir os objetivos previstos na Agenda 2030, é necessário entender primeiro como eles se relacionam com a proposta pedagógica e quais deles são prioridades na IES, escola e também no seu entorno. Para ser colocado em prática, é importante que o assunto seja introduzido nas reuniões, salas de aula, comissões de pais, entre outros grupos, possibilitando que todos se conectem e se inspirem com a agenda global.

A partir disso, é preciso relacionar os temas e projetos já trabalhados com cada um dos ODS. Dessa forma, é possível introduzir a Agenda 2030 sem precisar pensar em projetos adicionais neste primeiro momento. O próximo passo é construir uma agenda e planos de ação de forma colaborativa, relacionando os ODS aos projetos existentes e incluir os projetos futuros. Depois disso, basta comunicar dentro e fora da instituição o engajamento com uma agenda global comprometida a construir um mundo melhor.

Na Fundacred, os ODS são transmitidos e colocados em prática nos mais diversos âmbitos. A partir dos diversos créditos educacionais administrados pela Fundação, por exemplo, é possível incentivar ações para reduzir as desigualdades no segmento educacional, como previsto no ODS 10. Estar comprometido com a Agenda 2030 é uma forma bastante eficiente de ajudar o mundo e encontrar ferramentas para uma gestão sustentável.

Por: Assessoria de Imprensa

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger