Alternativa interessante para quem tem urgência em entrar no mercado de trabalho, a formação técnica é uma especialização rápida e objetiva que integra o ensino médio no Brasil. Aumenta as chances de empregabilidade ao desenvolver competências específicas, com conhecimento teórico e vivência prática das tarefas desempenhadas em cada área. É um dos focos do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem entre as suas metas alcançar, até 2024, mais de 5 milhões de matrículas de educação profissional. De acordo com o último Censo Escolar, atualmente há 1,9 milhão de estudantes nessa modalidade de ensino.
Em 2017, a Escola HCB, mantida pelo Hospital de Caridade e Beneficência em Cachoeira do Sul, foi a primeira instituição de ensino técnico a firmar o convênio do crédito educativo com a Fundacred, fundação sem fins lucrativos. O CredTEC possibilitou o ingresso de centenas de estudantes ao diluir as mensalidades em mais tempo, o que faz o investimento caber no orçamento. “Viabilizou a formação de mães, pais e filhos e, consequentemente, contribuiu para a melhoria das suas vidas e da comunidade”, percebe Maiara Carvalho, diretora da Escola HCB.
Por característica, são brasileiros de baixa renda, oriundos da escola pública, que costumam frequentar a educação profissional. De acordo com Maiara Carvalho, a renda média familiar dos matriculados na Escola HCB é de menos de dois salários mínimos, com faixa etária predominante entre 16 e 30 anos. O crédito ofertado pela Fundacred, que traz ao estudante a possibilidade de quitar o curso somente após a formatura, é um mecanismo que impulsiona o acesso à educação no Brasil.
A qualificação mais procurada pelos estudantes tem relação direta com as oportunidades no mercado de trabalho. Em média, o salário aumenta 25% quando alguém com formação técnica ocupa uma vaga específica da área para a qual estudou. “O curso que temos mais procura é o Técnico em Enfermagem, em função da empregabilidade na região. Na turma de 2019/1, 80% dos formados conseguiram emprego na área ainda no primeiro mês”, afirma a diretora da Escola HCB.
Acesse o portal da Fundacred, simule o crédito, verifique as instituições de ensino conveniadas e solicite o seu benefício sem precisar sair de casa. Simples, prático e acessível como deve ser. Saiba mais sobre o CredTEC em credtec.org.br.
Por: Assessoria de Imprensa