Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 12 de novembro de 2019
Exames nacionais de ensino médio são comuns em diversos países para o ingresso em universidades
Copiar link
Exames nacionais de ensino médio são comuns em diversos  países para o ingresso em universidades

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prendeu a atenção de quase 4 milhões de brasileiros nas últimas semanas. O resultado da prova, considerada a maior do País, é utilizado para ingressar em diversas universidades brasileiras (e, até mesmo, algumas internacionais). Não somente o Brasil adota esse modelo para avaliar os seus estudantes, há uma variedade de formas aplicadas ao redor do mundo para promoção dos jovens no ensino superior.

O SAT, Teste de Aptidão Escolar nos Estados Unidos, é um dos testes similares ao Enem mais conhecidos mundialmente. É aplicado em escala nacional, sendo aceito em todas as instituições norte-americanas como parte do processo de admissão à graduação. Aos brasileiros interessados em estudar fora, existem 20 instituições no Brasil aptas a aplicar o SAT – que acontece seis vezes ao ano, em Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vinhedo.

Na Alemanha, os jovens realizam o teste chamado Abitur, durante os dois últimos anos do ensino médio. Já na Oceania, o Ranking de Admissão do Ensino Superior Australiano é exigência para poder ingressar na faculdade. O Gaokao, na China, tido entre os exames mais difíceis do mundo, é como um vestibular de três dias de duração. Esses são apenas alguns exemplos dentre os diversos países que utilizam métodos parecidos com o Brasil.

A preparação para os exames inicia muito antes de o aluno prestar a prova. É importante ter uma excelente base, ao longo dos anos na escola, para conseguir vencer todos os conteúdos. Por meio do CredNEX, a Fundacred, fundação sem fins lucrativos, oferece crédito educacional para ensino médio. O serviço visa aumentar o acesso dos estudantes em escolas qualificadas que tenham ampla estrutura para a melhor aprendizagem – e assim, consequentemente, facilitar o ingresso no ensino superior. Saiba mais no Portal do CredNEX.

Por: Assessoria de Imprensa

 

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger