Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
(51) 989.590.959


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2019. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 18 de novembro de 2019
Programa custeia estudo de jovens de baixa renda em universidades dos EUA
Copiar link
Programa custeia estudo de jovens de baixa renda em universidades dos EUA

Oferecido há 13 anos pelo EducationUSA, o programa Oportunidades Acadêmicas abre nesta terça-feira, 19, inscrições para estudantes brasileiros de Ensino Médio que desejam estudar nos Estados Unidos. Para acadêmicos do Ensino Superior, as inscrições iniciam em dezembro. As despesas dos alunos selecionados serão custeadas pelo programa.

Não existe um parâmetro fixo do que significa “renda baixa” para o Oportunidades Acadêmicas. Cada candidatura será analisada individualmente, buscando responder à pergunta: essa família tem condições de arcar com o processo de candidatura sozinha? Se a resposta for “não”, o candidato está apto para participar do programa.

O EducationUSA entende que as famílias que não têm condições financeiras de arcar com o processo inicial de candidatura também não conseguem custear os estudos em universidades americanas. Por isso, o Oportunidades Acadêmicas vai buscar, juntos com os candidatos, universidades que ofereçam bolsas integrais para alunos internacionais.

O processo de candidatura para universidades americanas envolve taxas de aplicação, tradução de diploma, histórico escolar e cartas de recomendação, provas de admissão e prova de proficiência. Todos esses elementos envolvem custos.

Para os alunos roraimenses, essas despesas podem ser mais altas do que para outros Estados do país, já que as provas não são aplicadas no Estado. Por isso, os custos com viagens e hospedagem para fazer as provas também estão incluídos no programa.

O estudante interessado deve preencher um formulário online em inglês no site do EducationUSA e enviar documentos que comprovem seu bom desempenho acadêmico, além de outros relativos à condição financeira da família.

Ao ser selecionado para ingressar no programa, o aluno recebe mais orientações. Em geral, as atividades começam em março e se estendem até janeiro do ano seguinte, que é o período de candidatura. Os resultados sairão em abril de 2020. Os aprovados começarão a estudar nos Estados Unidos em setembro do próximo ano.

Em Boa Vista, há um escritório do EducationUSA no Centro de Idiomas do Senac (Av. Capitão Júlio Bezerra, 1772-1, Aparecida. 3224-1884). O escritório dispõe de um espaço chamado Esquina Americana, com um clube de conversação em inglês gratuito (quintas de 20h as 21h; sextas de 9h30 às 10h30 ou de 15h às 16h) e acervo multimídia.

Pré-requisitos para Graduação

– Estar no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou ao menos ter concluído o Ensino Médio em 2019;

– Ter se envolvido em atividades extracurriculares/comunitárias;

– Falar inglês em um nível de fluência intermediário, no mínimo;

– Ser de família de baixa renda;

– Não estar interessado nas áreas de Medicina, Psicologia, Veterinária, Odontologia e Direito;

– Ter excelente histórico escolar.

Pré-requisitos para Mestrado e Doutorado

– Falar inglês avançado;

– Ter se envolvido ou estar envolvido em projetos de pesquisa;

– Ter excelente histórico acadêmico;

– Ter recursos financeiros limitados;

– Para Mestrado: estar concluindo ou ter concluído a graduação até dezembro de 2019;

– Para Doutorado: estar concluindo ou ter concluído o Mestrado até dezembro de 2019.

Fonte: Correio do Lavrado

 

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger