Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 21 de fevereiro de 2020
COWORKING: espaço de produtividade e colaboração
Copiar link
COWORKING: espaço de produtividade e colaboração

Os coworkings são espaços compartilhados de trabalho que proporcionam estrutura com custos menores aos de salas comerciais para profissionais autônomos e pequenas empresas. O conceito iniciou-se nos Estados Unidos em 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg fundou uma espécie de comunidade de trabalho com seus amigos. A partir disso e ao longo do tempo, o modelo espalhou-se por todo mundo, chegando ao Brasil por volta de 2008. 

Para quem se destinam os Coworkings? 

Geralmente, profissionais independentes buscam por essa alternativa para superar alguns problemas comuns como o isolamento e a falta de estrutura. No caso dos autônomos que optam pelo home office, o afastamento de outras pessoas e da rotina corporativa pode impactar a produtividade e as próprias entregas. Durante o desenvolvimento de trabalhos, as interações trazem novas perspectivas e enriquecem as soluções encontradas. 

Já em espaços públicos, como cafés, restaurantes e bares, o barulho e a movimentação excessiva tornam-se potenciais fontes de distração. Além disso, existem situações em que há necessidade de um espaço mais reservado e formal, como é o caso de reuniões ou encontros com os clientes. No coworking, as pessoas continuam trabalhando de uma forma independente umas das outras, mas compartilham ideias, efetuam trocas de experiências, dividindo um ambiente inspirador e usufruindo de alguns recursos para a privacidade. 

Colaboração e networking 

Para além da questão do espaço compartilhado, o coworking representa uma forma alternativa de pequenas empresas e profissionais autônomos se relacionarem entre si, com clientes e fornecedores. Diferentes pessoas e áreas encontram-se em um mesmo ambiente de trabalho, o que promove oportunidades para trocas e somas. Pode-se dizer que o foco do modelo de coworking também está em incentivar o networking e a colaboração entre diferentes profissionais e áreas. As barreiras corporativas abrem-se, conversas e encontros espontâneos surgem, criando uma atmosfera mais leve entre os diversos profissionais.  

Estrutura compartilhada 

Para oferecer a estrutura adequada à execução das tarefas diárias, os coworkings possuem todos os recursos encontrados em um escritório ou sede comum. No entanto, por serem de uso coletivo, pode haver regras como reservas antecipadas e ainda cuidados redobrados com materiais. Além dos espaços de convivência habituais, salas de reunião e treinamento ficam à disposição, assim como armários ou guarda-volumes. Lanchonetes e copas também são opções desses ambientes juntamente com espaços de descompressão.  

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger