Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 26 de março de 2020
Vantagens e desvantagens do ensino virtual
Copiar link

Senso de autonomia e capacidade de realizar múltiplas tarefas com disciplina e planejamento são características bem desenvolvidas nos alunos que cursam EAD, pois a modalidade exige alto nível de organização pessoal.

A partir de dados do setor, a plataforma Quero Bolsa aponta vantagens e desvantagens para quem pensa em fazer curso a distância.

Entre as vantagens verificadas estão os horários flexíveis.

O estudante organiza seus horários, montando um cronograma em que se sinta mais confortável e livre para realizar outras atividades.

Outro ponto é a economia de tempo com deslocamentos, já que muitos alunos estudam longe da faculdade. Além disso, a plataforma lembra a economia com material e livros; a possibilidade de ter aulas em qualquer local; e maior economia, em relação aos cursos presenciais.

Também se destacam o diploma igualmente reconhecido pelo MEC; fóruns para discussão e resolução de dúvidas; e o acesso à biblioteca da faculdade.

Já, entre as principais desvantagens do EAD está a necessidade de administrar seu próprio tempo. “Quando se faz um curso a distância, a única pessoa responsável por organizar seu horário, para garantir que dê tempo de assistir a todas as aulas e realizar todas as atividades, é você. Isso pode não parecer um problema, em princípio, mas é praticamente impossível concluir o curso sem conseguir gerir seu tempo de forma adequada”, destaca a plataforma.

Por fim, ressalta, ainda, a importância de ter muita disciplina e organização. E entre as principais desvantagens, a menor interação com colegas.

PERFIL
Pesquisa aponta os cursos preferidos

O curso de Pedagogia, com 12.656 alunos, foi o mais procurado, entre os 20 cursos com maior número de ingressantes na modalidade EAD no RS, em 2018 (1° semestre). O levantamento da plataforma Quero Bolsa apontou que, no mesmo período, ingressaram 76.643 alunos.

E, no total, 156.451 estudantes foram matriculados em todos os semestres. Administração (com 10.106 alunos), foi o 2° curso a distância mais procurado no RS.

Fonte: CORREIO DO POVO – RS

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger