Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 01 de abril de 2020
Educação a Distância é alternativa para andamento dos estudos durante a quarentena
Copiar link
Educação a Distância é alternativa para andamento dos estudos durante a quarentena

A Educação a Distância (EAD) tornou-se a melhor alternativa para quem busca não interromper os estudos em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O crescimento desta modalidade já é uma realidade no segmento desde antes da quarentena. Conforme projeção da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), em 2023 mais alunos se matricularão em cursos a distância do que nos presenciais.

No entanto, o atual momento de isolamento social das pessoas nas casas obrigou diversas instituições de ensino a adotarem a EAD. Em 18 de março, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, autorizando “em caráter excepcional” que cursos que estavam em andamento tenham a substituição de aulas presenciais por aulas a distância, a partir do uso de tecnologia de informação e comunicação remota.

Aos estudantes que passarão a ter aulas remotamente, é preciso atenção especial com relação a disciplina. A EAD exige do aluno concentração, responsabilidade e organização, de modo a aproveitar ao máximo os conteúdos mesmo fisicamente distante do corpo docente e do ambiente de ensino das instituições. Uma dica é reservar um espaço sem distrações para acompanhar as aulas e, em caso de dúvidas, não hesitar em acionar o professor pela plataforma de comunicação disponível. 

Conforme veiculado na Agência Brasil, o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, indica que desde 2016 a matrícula em cursos EAD cresce mais de 5% ao ano. O censo de 2018, realizado pelo Inep mostrou, pela primeira vez na série histórica, mais vagas ofertadas a distância (7,1 milhões) do que em cursos presenciais (6,3 milhões).

Atualmente, a Fundacred, fundação sem fins lucrativos de crédito educacional, conta com 23 instituições de ensino que oferecem a modalidade à distância em todas as regiões do Brasil. Dentre os mais de 70 estudantes que utilizam hoje o crédito educacional para EAD, Ciências Aeronáuticas é a graduação com maior número de matriculados, seguida de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Tecnologia em Segurança Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Martha Becker

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger