Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2021. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 29 de abril de 2020
Organizar o Plano de Negócios é essencial para os empreendedores atravessarem a crise
Copiar link
Organizar o Plano de Negócios é essencial para os empreendedores atravessarem a crise

O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 causa grande instabilidade financeira, impactando especialmente os pequenos negócios. Hoje, o Brasil conta com 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) que precisam reorganizar os seus planejamentos para atravessar a crise do novo coronavírus. É ampliada, portanto, a importância de construir (ou redirecionar) um Plano de Negócios (PN) consolidado e realista, avaliando as possibilidades de atuação neste momento sensível e respeitando as orientações dos órgãos de saúde.

O Plano de Negócios funciona como um guia para o início da empresa, onde são avaliados diferenciais, concorrência, capacidade de expansão, investimento necessário, dentre outros aspectos fundamentais. É recomendado não apenas para a construção de um projeto, mas também para a manutenção dele. As empresas que seguirem com o mesmo planejamento feito antes da quarentena podem estar com diversas diretrizes já defasadas atualmente.

A base de qualquer negócio é o estudo. A prestação de serviços ou produção de produtos são frutos da fundamentação dos ensinos técnico ou acadêmico, que compreendem as especificidades e funções de cada segmento. Durante uma crise financeira, também é indicado retomar as leituras e metodologias vistas em aula.

Existem diversas metodologias de gestão de negócios que auxiliam os empreendedores. Um exemplo é a Análise SWOT, traduzida para o português como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Trata-se de uma tabela para refletir sobre o negócio e contexto no qual ele está inserido. A pandemia da Covid-19 certamente trouxa alterações relacionadas a todos os aspectos contemplados por essa análise.

Aparecem oportunidades na sociedade mesmo durante uma crise. Entre as principais dicas para os empreendedores, estão buscar informações sobre o mercado e aprimorar a percepção quanto as novas necessidades que emergem das pessoas neste período.

O empreendedorismo é fruto do estudo.

Fonte: Assessoria Martha Becker / Caio César Spillere

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger