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Educação | 27 de maio de 2020
UNESCO lança publicação com orientações sobre práticas educacionais abertas durante a pandemia
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UNESCO lança publicação com orientações sobre práticas educacionais abertas durante a pandemia

Em resposta aos atuais desafios causados pela ampla interrupção da educação devido à pandemia da COVID-19 , que afeta 1,57 bilhão de estudantes em 191 países, o Instituto Internacional para Tecnologias da Informação na Educação (IITE) da UNESCO, em Moscou, e o Centro de Categoria 2 da UNESCO, o Centro Internacional de Treinamento e Pesquisa para Educação Rural (INRULED), lançaram a publicação “Guidance on Open Educational Practices during COVID-19 pandemic” .

Essa publicação é motivada e inspirada pelas Recomendações Sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) da UNESCO e tem como objetivo mostrar as implicações do uso de Práticas Educacionais Abertas (PEA) nos resultados da aprendizagem. Em particular, ela descreve, por meio de exemplos ilustrativos, abordagens inovadoras para o uso dos recursos e práticas educacionais abertas em todo o mundo durante o surto da COVID-19.

Essas experiências estão alinhadas com cinco áreas da Recomendação sobre REA da UNESCO, a saber: (1) capacitação das partes interessadas para acessar, usar, adaptar e redistribuir REA; (2) desenvolvimento de políticas de apoio; (3) incentivo a REA de qualidade, inclusivos e equitativos; (4) fomento à criação de modelos de sustentabilidade para REA; e (5) facilitação da cooperação internacional.

Além disso, a publicação apoia a chamada de ação conjunta de apoio à aprendizagem e ao compartilhamento de conhecimento por meio de REA (Joint Call for Action Supporting Learning and Knowledge Sharing through OER), coassinada pelo diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO, Moez Chakchouk, e pela diretora-geral adjunta de Educação, também da UNESCO, Stefania Giannini. Essa chamada destaca que é necessária uma ação conjunta para administrar os desafios desta e de futuras crises e pandemias para os estudantes, bem como para estabelecer as bases de uma integração sistemática das melhores práticas para aumentar o compartilhamento de conhecimento para o futuro da aprendizagem pós-COVID-19, com o objetivo de construir sociedades do conhecimento inclusivas, sustentáveis e resilientes.

Para mais informações, entre em contato com T. Zhan, diretor do IITE t.zhan@unesco.org.

Fonte: ONU/BR

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