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Educação | 29 de maio de 2020
Novas metodologias de ensino aplicadas no curso de Medicina
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Novas metodologias de ensino aplicadas no curso de Medicina

7 vantagens do uso das metodologias ativas na faculdade de Medicina

Há algumas décadas se discute a necessidade e urgência da adoção de novos modelos pedagógicos na educação superior no Brasil. Nesta perspectiva, a Resolução nº 03 de 20 de junho de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Medicina, indicou que os cursos no país organizassem projetos pedagógicos centrados no aluno como sujeito da aprendizagem e para isso, utilizassem as metodologias ativas. O curso de Medicina da Unidavi, em Rio do Sul, Santa Catarina, aberto em 2017, por exemplo, iniciou já com as novas metodologias.

Mas o que são as metodologias ativas e quais as vantagens?

As metodologias ativas propõem um modo de construção de conhecimento diferenciado, onde o ator principal é o aluno. Dessa forma, o acadêmico vai, através de vários instrumentos, entre eles o professor, buscar conhecimentos. A proposta visa oferecer um processo mais completo e efetivo de ensino.

As metodologias ativas podem ser aplicadas em diversos formatos. No curso de Medicina da Unidavi, o conceito usado é o Aprendizado Baseado em Problema (PBL), formato que nasceu no Canadá, na década de 70, e que propõe uma organização pedagógica em torno de problemas, e não de disciplinas.

Interdisciplinaridade

Dessa forma, uma das vantagens oferecidas pelas metodologias ativas é a interdisciplinaridade. “Nós não temos, por exemplo, a disciplina de cardiologia. No método tradicional, essa disciplina é oferecida em um semestre ou em um ano, sendo esgotado todo conteúdo da especialidade em um período. Na metodologia ativa o aluno estuda a “disciplina” durante os quatro anos, desde os módulos básicos até os mais avançados, fazendo ligações com outros conhecimentos”, explica o professor Dr. Augusto Fey, coordenador do curso de Medicina da Unidavi.

Estímulo à autonomia do estudante

O que define as Metodologias Ativas é o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. O acadêmico é estimulado a buscar de forma autônoma os conhecimentos, e o uso de um roteiro impede que ele fique perdido. O professor indica temas, objetivos do estudo, fontes e meios de pesquisa, estimulando os alunos a desenvolverem habilidades como a proatividade e a iniciativa.

Estudo individualizado

As metodologias ativas oferecem vários meios e formas para que os alunos consigam obter o mesmo aprendizado de um modo quase que individualizado, oportunizando o acesso ao conteúdo do jeito de cada um. A intenção é que o acadêmico não pare no que o professor transmite, mas, a partir daí, utilize as diversas ferramentas do método para aumentar a aquisição e compreensão de conteúdo, e depois socialize esse conhecimento com a turma e com o professor.

Colaboração entre os estudantes

“A relação dos alunos muda totalmente, porque no método tradicional os alunos acabam, inevitavelmente, disputando entre si, pelo sistema de notas. E a diferença das metodologias ativas é que elas são trabalhadas através de contribuições, debates e sempre com estudo individual e debate coletivo, onde um coopera com o outro” enfatiza o acadêmico do curso de Medicina da Unidavi, Guilherme Coan Volpato

Forma de avaliação personalizada

Outra vantagem do uso das metodologias ativas é a garantia de uma avaliação mais personalizada. “Na metodologia tradicional, os alunos são medidos com a mesma régua e hoje sabemos que cada pessoa tem um jeito diferente de aprender. Se todos na sala de aula forem tratados como iguais, vamos observar rendimentos diferentes. O que ocorre é que o método tradicional atinge melhor um aluno do que o outro”, explica o professor Dr. Augusto Fey, coordenador do curso de Medicina da Unidavi.

Horizontalidade do conhecimento

Outro benefício da utilização das metodologias ativas em sala de aula é a horizontalidade que há na relação do professor com os alunos. “O aluno vai ter sempre um bom acesso ao professor, que vai auxiliar ele na obtenção do conteúdo e que vai dizer se o acadêmico está seguindo o caminho certo. Além disso, nas metodologias ativas a palavra do professor não é definitiva para tudo. O aluno sempre tem como a fonte mais confiável os livros”, comenta o acadêmico Guilherme.

Formação humanista e benefícios para a comunidade

“No método ativo o aluno precisa ir para os ambulatórios da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Precisa ir para um cenário fora da instituição de ensino para conhecer a realidade da população. Deste modo, esperamos um aluno com habilidade para lidar com pessoas, já que essa condição será treinada durante os seis anos do curso. Se ele vai ser um bom médico ou melhor médico que o formado no método tradicional não dá para medir. Mas o aluno terá formação para se tornar um médico humanista e holista”, conclui o professor Augusto Fey, coordenador do curso de Medicina da Unidavi.

Fonte: G1 – Nacional

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