Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 17 de junho de 2020
Monitoria acadêmica qualifica estudantes e diversifica o ambiente de ensino
Copiar link
Monitoria acadêmica qualifica estudantes e diversifica o ambiente de ensino

Universidades e alunos se beneficiam das atividades realizadas para contribuir com área de estudo

Visada especialmente por estudantes que pretendem dar continuidade à vida acadêmica após a graduação, a monitoria está entre as principais atividades extracurriculares do ensino superior. Trata-se de uma forma de fomentar a troca de conhecimentos entre alunos, com a seleção de alguns colegas de bom histórico escolar para auxiliar os demais nas disciplinas da universidade.

Por mais qualificado que seja o corpo docente de um curso, é sempre possível que um estudante consiga ampliar a compreensão de um colega sobre um tema visto em aula. Afinal, a facilidade de comunicação, a linguagem e a proximidade da relação dos alunos traz também novas abordagens para os assuntos apresentados pelos professores. Regulamentada pelos órgãos responsáveis pela Educação no país, a monitoria de ensino deve ser incentivada nas universidades.

Os monitores são um grande apoio para a turma, auxiliando os colegas em apresentações e exercícios propostos pelos professores por meio de grupos de estudos. Essas horas dedicadas em colaborar com o próximo ainda valem como atividades extracurriculares, até mesmo porque são acompanhadas de perto pelo corpo docente – que, comumente, pede relatórios aos monitores para observar o avanço dos grupos.

Ao passo que a instituição de ensino qualifica e diversifica ainda mais a troca de conhecimentos no ambiente universitário, o professor pode perceber a melhora do rendimento da classe, com alunos antes em dificuldade conseguindo acompanhar melhor os ensinamentos. Já para o monitor, é uma oportunidade tanto de fixar ainda mais as matérias, quanto de aprimorar os conhecimentos em torno da vida acadêmica, já também se aproximando da atividade de professor.

Portanto, é importante estimular cada vez mais estudantes a se interessarem pela monitoria acadêmica. Para isso, há inclusive algumas estratégias que as instituições de ensino têm traçado para captar os alunos, como oferecer bolsas de auxílios de custo. A cooperação entre colegas e o corpo docente rende trabalhos científicos que contribuem para a área de estudo, bem como qualificam a trajetória pessoal de cada um dos envolvidos.

Fonte: Caio Spillere / Assessoria Martha Becker

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger