Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 03 de julho de 2020
Ensino híbrido: aulas virtuais e presenciais na medida certa
Copiar link
Ensino híbrido: aulas virtuais e presenciais na medida certa
Modalidade mescla ensino presencial com virtual dentro e fora da escola

Na volta às aulas, o ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e on-line, será uma realidade em muitas instituições de ensino. Verinha Affonseca, diretora da Escola Nova, com unidades na Gávea e no Jardim Botânico, diz que o modelo híbrido é o que a instituição está cogitando adotar.

– Nem tanto pelo afastamento das crianças em sala, mas pelos pais, ainda desconfortáveis em retomarem a rotina e enviarem as crianças para a escola. Muitas famílias vêm manifestando a vontade de terminar o ano com os filhos em casa, seja por insegurança ou por terem pessoas de alto risco na família – diz Verinha.

No Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), no Flamengo, os educadores foram desafiados a usar a tecnologia para se adaptarem a novas formas de ensinar. Equipamentos já foram adquiridos e instalados nas salas, para que os alunos que estiverem em casa possam participar das aulas.

Felipe Sundin, diretor-geral do Colégio e Curso de A a Z, diz que o plano é dividir a turmas. Metade assiste às aulas presencialmente em uma semana, enquanto a outra metade tem acesso à aula por transmissão online. Na semana seguinte, a turma é invertida. Esse revezamento semanal, e não diário, visa manter uma rotina mais adaptável e organizada para pais e alunos. Eles próprios preferiram, em uma consulta feita semanas atrás, segundo Sundin.

– Naturalmente a escola respeitará os casos em que pais e alunos optem por permanecer sempre em casa, seja por fazerem parte de algum grupo de risco, seja preferência pessoal. Nesse caso, os estudantes terão acesso remoto às aulas, integralmente. Todas as medidas e ações adotadas serão pautadas, em primeiro lugar, pela segurança dos alunos. Nosso colégio sempre acreditou e investiu em ferramentas pedagógicas digitais, mas certamente a pandemia acelerou esse processo e nos levou a testar novas soluções. A sala de aula presencial ainda é importante por diversos fatores, como socialização e disciplina de estudos, e não deve ser 100% substituída pelo ensino à distância. Mas temos confiança na ampla utilização das ferramentas digitais, de maneira complementar, quando as aulas retornarem, conforme orientação da autoridades.

Fonte: O Globo

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger