Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 13 de outubro de 2020
Projeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia
Copiar link
Projeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia

Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações lançaram iniciativa no domingo, 11.

A pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavirus”, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), aponta que 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola. Entre os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir.Em um esforço conjunto para enfrentar a questão da evasão escolar, Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações ligadas a educação lançam o projeto “Não Desista do seu Futuro”, que incentiva o fortalecimento do vínculo entre estudante e escola.

“A Globo tem uma preocupação histórica com a educação. Sempre atuamos de forma mobilizadora para valorizar a educação e lutar contra a evasão escolar, através do entretenimento, do jornalismo e de campanhas. Este ano, com a pandemia, a questão da evasão piorou muito. Por isso foi feita esta coalizão da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com o poder público e organizações sociais comprometidas com a educação, por este projeto para apoiar pais, professores e alunos a manterem sua conexão com a educação e com a escola”, afirma Sergio Valente, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

A mobilização começou no domingo (11), com o lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e a cantora Lexa, numa parceria com a gravadora Som Livre. A letra foi composta por Brown em parceria com Sergio Valente.

Se não dá para ir à escola agora, não deixe a escola ficar longe de você. Ligue, clique, se conecte. Não desista do direito… Seu direito de aprender , diz um trecho da letra. Uma prévia da faixa será cantada ao vivo, na voz de Brown, durante a final do The Voice Kids .

O objetivo da mobilização é oferecer aos estudantes, suas famílias e professores informações que os ajudem a dar continuidade aos estudos diante dos diferentes contextos e realidades que todos teremos que enfrentar após a pandemia.

A evasão escolar merece toda atenção da sociedade; não só pelo momento de pandemia que estamos passando, mas também por ser um dos principais fatores de desigualdade no país. Não podemos permitir que crianças e jovens desistam do seu futuro. Comprometer o futuro das juventudes é comprometer o desenvolvimento de toda uma nação , afirma Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

O site tmjsempre.org.br vai reunir propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar. Os conteúdos são produzidos pelas mais de 25 entidades parceiras no projeto e têm a função de prestação de serviços, oferecendo caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão.

Estarão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos, que serão atualizados constantemente.

Essa campanha vem para se somar a todos os esforços que estamos fazendo neste momento no qual as aulas presenciais estão suspensas em decorrência da pandemia. Precisamos garantir o direito de cada criança e cada adolescente à educação e, sobretudo, manter o vínculo com os estudantes e famílias. É um momento complicado pra todos nós e o esforço conjunto é muito válido para darmos conta dos desafios postos , ressalta Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP.

Cecilia Motta, secretária de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, ressalta o poder de comunicação da Globo para chegar a todos os brasileiros.

Manter o vínculo do estudante com a escola é um dos principais desafios que enfrentamos neste momento, em que a maior parte das escolas públicas promove o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Portanto, contar com essa rede de apoio, liderada pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, faz toda a diferença para que uma mensagem de incentivo, força e esperança possa chegar a todos os pais e alunos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás.

Fonte: G1 – Nacional

Copiar link Comentários ()
Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger