Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2020. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 23 de outubro de 2020
Seu bolso estava preparado para a quarentena?
Veja algumas dicas para cuidar das finanças durante períodos de crise.
Copiar link
Seu bolso estava preparado para a quarentena?

A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa e gerou a necessidade de adaptar todas as áreas da vida, desde os estudos e o trabalho até a forma de socializar, cuidar da saúde e ter momentos de lazer.

Algumas pessoas tiveram que fechar as portas dos seus estabelecimentos, outras perderam o emprego. Para quem não contava com uma reserva de emergência valor de seis a doze vezes o próprio custo fixo mensal a situação se tornou ainda mais complicada, resultando em cortes drásticos de orçamento e, em alguns casos, dívidas.

Independente da sua condição financeira, estando com o bolso preparado ou não, ocasiões de emergência como esta, em que o cenário é incerto, pedem algumas medidas para amenizar os imprevistos. A seguir, conheça algumas dicas que podem ajudar.  

Anote todos os gastos

Se você ainda não tem esse hábito, este é um bom momento para começar, seja em um aplicativo, planilha no computador ou mesmo no papel. Ao anotar cada gasto mensal, por menor que seja, é possível ter uma visão geral de onde vêm os maiores custos: moradia, alimentação, educação? Com essa informação em mente, fica mais fácil saber o que é prioridade e colocar algumas ações em prática para reduzi-los.   

Corte despesas não essenciais

Ao saber o que é essencial, é possível começar a cortar o que não é tanto assim. Contas de água, luz e supermercado podem até ser reduzidas com um pouco de economia, mas continuam sendo essenciais, diferente de assinaturas de TV à cabo, tarifas de contas bancárias — os bancos digitais não cobram diversas delas — e pedidos de refeições por delivery, que podem ser cortados sem um grande impacto na rotina.        

Renegocie dívidas

Se necessário, renegociar dívidas pode ajudar. Alguns bancos oferecem o adiamento de até 60 dias para pagar dívidas, enquanto algumas empresas possibilitam o parcelamento com isenção de juros e multas. Informe-se e avalie qual alternativa vale a pena para você, mas tome cuidado para não criar uma dívida ainda maior no futuro. 

Busque uma renda extra

Desapegar de itens que não usa mais, fazer doces para vender ou oferecer serviços como freelancer podem ser boas opções para garantir uma renda extra e ficar mais tranquilo no fim do mês. Use a sua criatividade e habilidades a seu favor! 

Invista em educação

Com mais tempo em casa, aproveitar para fazer cursos online pode ser uma boa ideia para melhorar o seu desempenho profissional ou conseguir uma recolocação no mercado. Existem muitas opções gratuitas na internet e você pode escolher alguma que te ajude a saber ainda mais sobre a sua área ou estudar sobre algo totalmente novo, o que também pode ser muito útil.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger