Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2021. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 11 de junho de 2021
Os dilemas da avaliação acadêmica em tempos de distanciamento social
Copiar link
Os dilemas da avaliação acadêmica em tempos de distanciamento social

Manter a qualidade do ensino e pensar em novas estratégias para o avanço da educação no país são dilemas encontrados nos últimos anos por professores e instituições de ensino. As restrições por conta do distanciamento social trouxeram ainda mais indagações como, por exemplo, a implementação emergencial de meios digitais para dar continuidade ao conteúdo passado em sala de aula. Todavia, se abriu um novo campo de discussão sobre os métodos de avaliação para o presente e, especialmente, para o futuro. Além disso, a adoção de ferramentas que sejam justas e efetivas são desafios encontrados pelo meio acadêmico.

O protagonismo das ferramentas digitais no atual momento fortaleceu ainda mais as diferentes formas de avaliar o estudante, descartando o uso exclusivo da nota para observar o desempenho do aluno. Um dos modelos alternativos que estão sendo debatidos é a avaliação diagnóstica, aplicada geralmente no início do ano e que tem o objetivo de fornecer um panorama geral do nível de conhecimento de cada estudante. Este método possibilita um maior entendimento sobre as estratégias que podem ser adotadas para auxiliar no crescimento do rendimento a longo do prazo.

Além desta, outras estratégias estão sendo adotadas para avaliar o conhecimento dos estudantes e definir maneiras que melhor contribuam no seu crescimento, assim como exercícios práticos, fóruns digitais de debates, seminários e encontros para construir as melhores práticas em conjunto.

Outro desafio importante encontrado ao longo do último ano foi a adoção de um modelo ideal de vestibular on-line que atenda todas as necessidades do momento atual e que ajude os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Recentemente, a Fundacred lançou uma plataforma específica sobre o tema, onde as instituições podem cadastrar os cursos, campus ou unidades, processos seletivos, tipos de prova e demais informações necessárias, possibilitando o ingresso totalmente remoto. 

Todo o processo de melhoria está sendo desenvolvido de maneira gradual, com testes de ferramentas e possibilidades, fomentando um debate importante sobre novas maneiras de se pensar na educação e no processo de avaliação que, com toda a certeza, terá que se adaptar para um futuro cada mais digital.

FONTE: Assessoria Martha Becker

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger