Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2021. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 17 de junho de 2021
Ensino fundamental a distância
Copiar link
Ensino fundamental a distância

Com a decretação de pandemia mundial pela OMS, ocasionada pela propagação do novo coronavírus, escolas, universidades e instituições educacionais precisaram ser fechadas. Isso ocorre pois nesses estabelecimentos há grandes aglomerações de alunos e professores.

Em um primeiro momento, as instituições não projetaram a dimensão que a pandemia teria e hesitaram em realizar alterações no seu sistema de ensino. Mas com a crescente da problemática coronavírus se viu necessidade em achar alternativas para o ensino presencial.

Assim, chegamos ao EAD em escolas de ensino fundamental, e é sobre as vantagens e desvantagens desse método de educar que trataremos neste artigo.

ensino a distância é uma modalidade de educação que ganha cada vez mais adeptos.

Seja em cursos livres, de idiomas, ensino fundamental e médio, ou até mesmo graduação e pós-graduação, o EAD tem sido escolhido por pessoas que buscam comodidade, flexibilidade, economia de tempo e de dinheiro.

Assim como para diversos outros aspectos, a evolução da tecnologia transformou nossa relação com a educação. A modalidade EAD é resultado dessa transformação, possibilitando o ensino de maneira online, prática e acessível.

EAD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.

Nela, as interações comuns e necessárias para o ensino (ou a maior parte delas) acontecem de forma online, e o aluno tem atividades e avaliações a cumprir, como nos cursos presenciais tradicionais. Porém, por se tratar de um modelo online, o aluno pode organizar sua própria rotina e turnos de estudo, sem precisar cumprir horários estabelecidos de aula.

A maior parte dos cursos a distância oferecidos no país são livres, ou seja, é uma modalidade de ensino não-formal, com tempo de duração variável e que não exige uma escolaridade anterior. São cursos de idiomas, de atualização profissional, de informática, de corte e costura, etc.

Existem também os da educação formal, que são regulamentados pelo MEC. São cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e os de ensino fundamental e médio.

educação como conhecemos está aí há muitos anos, e tem sido pouco alterada quando excluímos as inovações do ensino a distância. Logo podemos definir que qualquer mudança drástica na forma de se educar pode trazer vantagens e desvantagens em sua aplicação prática.

Mas não se engane, todo e qualquer processo se altera e se moderniza com o tempo. As desvantagens atuais são apenas empecilhos que deverão ser resolvidos para que o futuro se torne o presente.

Flexibilidade de Horário

Um dos principais benefícios da educação a distância é a flexibilidade nos horários das aulas. Não importa se você trabalha no período da manhã, tarde, noite ou o dia inteiro. Você sempre terá como flexibilizar os horários e encontrar o melhor para você.

Os cursos a distância foram feitos pensando nessa facilidade das pessoas poderem trabalhar, cuidar da família, da casa e ainda encontrar tempo para estudar. O aluno consegue moldar sua rotina de estudos de acordo com os seus horários e suas próprias necessidades.

Diploma

diploma de uma faculdade, curso ou ensino fundamental e média a distância tem a mesma validade do diploma de cursos presenciais, desde que a graduação seja reconhecida pelo MEC.

Quando o diploma é emitido, não existe nenhuma identificação dizendo que o aluno fez o curso na modalidade a distância ou presencial.

diploma obtido em um curso a distância reconhecido pelo MEC permite a contratação para cargos de nível superior, participação em concursos públicos para esse nível de escolaridade ou a continuação dos estudos em uma pós-graduação.

Preços

Os cursos EAD são uma opção mais barata em comparação aos cursos presenciais – tanto para o aluno quanto para a instituição de ensino.

Isso porque a tecnologia requer menos recursos financeiros do que as estruturas tradicionais das salas de aula, que vão desde carteiras e lousas até a propriedade de instalação da escola, passando por despesas como luz e água.

Nos modelos de educação à distância, continua-se pagando o mesmo salário para os educadores, mas, quanto aos alunos, disponibiliza-se o acesso de uma plataforma online para que eles possam fazer as aulas.

E o custo x benefício é excelente. Tendo em vista que uma mesma aula poderá ser gravada e disponibilizada on demand (sob demanda) para alunos que pagarem por esse acesso.

Maior participação de alunos

Uma realidade das salas de aula – ainda mais quando se é novo na instituição de ensino – é a timidez de alunos que gostariam de participar mais das aulas, mas não se sentem confortáveis para isso.

Quando a aula acontece no ambiente virtual, pessoas tímidas sentem-se mais seguras para se posicionar durante as aulas sem se sentirem expostas.

Locomoção

Pense na quantia estrondosa de dinheiro que um aluno economizaria se não precisasse ir à escola todos os dias.

Se fizermos uma conta rápida podemos chegar em uma economia de mais de R$170,00 por mês, se considerarmos uma escala de 5 dias por semana, 4 semanas ao mês e uma passagem com valor médio de R$4,30.

Esse valor pode ser facilmente economizado ao escolher uma plataforma de educação a distância que proporcione todas as orientações educacionais que o aluno precisa.

As desvantagens em relação a inserção de uma plataforma ead no ensino fundamental tem presença maior no que diz respeito ao aluno e ao comprometimento dele com o curso que cursa.

Por exemplo, podemos citar a dispersão como um problema extremamente relevante neste caso. Tendo acesso fácil e rápido a qualquer site da internet durante as aulas online, o aluno pode ficar tentado a desviar a atenção da aula para esse mundo virtual a ser explorado. O aluno precisa entender que o estudo depende dele e que, mesmo que o professor não esteja o vigiando, ele será avaliado através da plataforma e por isso, precisa estar a par dos conteúdos ministrados.

Uma segunda desvantagem que podemos citar aqui é a dependência do equipamento pessoal dos alunos. O Brasil é um país com um retrato de desigualdade gigante. É preciso ter em mente que podem haver discrepâncias notáveis nos acessos à tecnologia entre alunos de uma mesma turma.

Essa problemática pode ser facilmente resolvida ao escolher uma plataforma EAD leve, segura e multiplataforma, facilitando o acesso de alunos, seja qual for o tipo, modelo, marca ou ano de seu equipamento.

FONTE: G1

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger