Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2022. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 12 de janeiro de 2022
Entenda o que é ‘Projeto de Vida’, componente obrigatório do novo ensino médio a partir deste ano
Copiar link
Entenda o que é ‘Projeto de Vida’, componente obrigatório do novo ensino médio a partir deste ano

Como você se imagina daqui a 10 anos? Onde pretende estar morando? Com que tipo de pessoa quer conviver? Quais as suas principais habilidades, dificuldades e sonhos?

A intenção do g1, ao listar as perguntas acima, não é causar nenhuma crise existencial ao leitor. São apenas exemplos de questões que terão de ser respondidas pelos alunos de escolas públicas e privadas a partir deste ano.

É que, com a implementação obrigatória do novo ensino médio, os colégios passarão a oferecer o chamado “Projeto de Vida”uma espécie de programa para ajudar os jovens a se conhecerem melhor e a tomarem decisões pessoais e profissionais.

Cada instituição de ensino terá liberdade para definir como colocar isso em prática. Uma opção é criar uma disciplina específica no currículo, ministrada por um professor que tenha uma relação próxima com os alunos.

“A ideia central é trabalhar o protagonismo do jovem na escola, ajudando-o a desenvolver estratégias para colocar seus planos em prática”, explica Carlos Lordelo, coordenador de ensino médio do Movimento Pela Base.

“É um jeito também de atrair o aluno para o colégio e fazer com que ele se mantenha engajado, sem desistir dos estudos.”

Em escolas de tempo integral, o “Projeto de Vida” já existe mesmo antes da reforma. No Recife, por exemplo, a aluna Giovana Nogueira, de 16 anos, usou esse programa para pensar em como poderia conquistar o sonho de ser pediatra.

“O professor perguntou quais os meus objetivos a curto e longo prazo, para que eu pensasse em como chegar lá. Quero fazer medicina e cuidar de crianças. Então, meu plano de ação é começar 2022 estudando para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, conta.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger