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Educação | 17 de janeiro de 2022
Estudo revela as tendências em modelo de negócios e gestão de empresas
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Estudo revela as tendências em modelo de negócios e gestão de empresas

O bom gerenciamento de diferentes gerações, a adoção da inovação e adaptação à era da conectividade estão entre as principais estratégias para modelos de negócios vencedores nos próximos anos. Foi o que revelou a pesquisa “Global Tends for Business”, encomendada pela Atento, empresa de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócio (CRM/BPO). O estudo revela as principais tendências em modelo de negócios e gestão de empresas no mercado atual. Material pode ser lido na íntegra em e-book publicado no site da companhia.

“Estamos falando de uma mudança profunda no comportamento humano, mais conectado, com impactos diretos nos negócios, nas empresas e no modo como os seus gestores atuam. Desenvolvemos o “Global Trends for Business” para apoiar os nossos clientes e empresas neste movimento e ajuda-los a prover a melhor experiência aos consumidores e com os melhores resultados”, afirma Maurício Castro, diretor de Marketing e Transformação de Negócios da Atento no Brasil.

Desenvolvido em parceria com a Inova Consulting – empresa global, com matriz no Brasil e presença na Europa e EUA, que atua na consultoria e treinamento de futuro, tendências e inovação – o relatório analisa o impacto de um mundo mais conectado no comportamento humano, nas empresas e, consequentemente, na atuação de seus gestores.

Entre as principais tendências para os negócios apontadas pelo estudo estão:

Gerações: A cada dez anos surge uma nova geração com novos interesses, perspectivas, atitudes e valores. A busca de um legado que gera resultados e o movimento crescente de capitalismo consciente reforça a tendência de que empresas com propósito terão mais sucesso. Além disso, com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, da permanência mais longeva de profissionais no mercado de trabalho, a capacidade de gestão de times diversificados é um fator crítico de sucesso.

Lifelong Learning: A crescente busca por profissionais com domínio de competências emocionais e de gestão ganha destaque. Metodologias ativas em que o aluno assume papel principal no ato de se capacitar, juntamente com o suporte das tecnologias educacionais (edutech), se apresentam como o caminho claro para o futuro. Neste contexto, cabe a cada indivíduo buscar, de forma regular e permanente, a atualização de conhecimento, visando a sua evolução constante.

Inovação: Está comprovado que as iniciativas de sucesso são aquelas que olham para fora, identificam cenários e tendências e, com esse conhecimento, desenvolvem iniciativas alinhadas com o que os mercados solicitam. Isso é inovar! Por isso, construir, fortalecer e disseminar uma Cultura de Inovação é o que fará a diferença entre as empresas que sobreviverão. Imporante destacar que, mais do que tecnologias ou produtos, a inovação é uma disciplina empresarial com a capacidade de transformar o ecossistema e os negócios, responsabilidade de todos, independente de função hierárquica.

Gestão Bottom Up: Descentralizada e colaborativa, empodera quem está na linha de frente do négocio. Baseada em um modelo de mentorias, reduz níveis hierárquicos reincentiva a inovação e a criatividade nos negócios. As empresas do presente e do futuro que têm uma cultura abrangente de empoderamento são capazes de reter mais talentos, servir melhor os clientes e entregar mais resultados.

Mindset Startup: Adotar um mindset inspirado nas startups é adotar práticas, políticas e processos que, pela sua flexibilidade, conseguem corrigir rotas e caminhos de forma a não prejudicar a empresa em momentos delicados, ou que potencializem os resultados. Pessoas, processos, projetos, decisões, departamentos, todos alinhados por uma flexibilidade crescente e que atuem em grupo de forma ágil, são os pilares de uma cultura e de uma mentalidade orientadas ao futuro.

Globalização: A globalização é a junção de vários aspectos que unem civilizações de diferentes cantos do globo. Os principais fatores que caracterizam a formação da globalização são a economia, a cultura e a informação. Um mundo sem fronteiras, promovido pela intersecção do mundo físico com o digital, é talvez a maior consequência da globalização, ampliando a capacidade de fazer circular bens, pessoas e conhecimento no mundo. Acessar informação, indivíduos ou empresas hoje é fácil e proporciona maior velocidade na tomada de decisão empresarial.

Digitalização: No momento atual, tudo caminha para uma postura mais digital, reduzindo a utilização de recursos físicos e melhorando performances e capacidade de resposta. A Digitalização é hoje uma nova abordagem estratégica dos negócios em um mundo conectado e globalizado. Empresas que não adotarem um mindset digital terão grandes dificuldades em sobreviver.

Sustentabilidade: Sustentabilidade é a palavra de ordem nas iniciativas empresariais e políticas que influenciam as mudanças no comportamento e ações em diversas áreas. As próprias políticas governamentais, que cada vez mais proporcionam incentivos para iniciativas sustentáveis e ações em prol do meio ambiente, bem como a promoção e exigência na redução de resíduos, ocuparão espaço crescente nas agendas mundiais.

FONTE: Infor Channel

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