Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2022. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

| 29 de abril de 2022
O que é microlearning e qual sua relevância na educação corporativa
Copiar link
O que é microlearning e qual sua relevância na educação corporativa

Os métodos de aprendizagem continuam sendo essenciais para aquisição de novos conhecimentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Em uma realidade onde o mundo se mostra cada vez mais efêmero, em que as pessoas priorizam a praticidade e a velocidade, o microlearning se tornou uma opção para auxiliar no aprendizado de forma efetiva e dinâmica. 

O microlearning é uma expressão em inglês que remete à tradução literal de micro aprendizagem. Por meio dessa técnica é possível transmitir conteúdos extensos em pequenas sessões e de forma interativa, simplificando a aprendizagem através de conceitos-chave. O método pode ser aplicado nas bases da educação e também no meio corporativo, atuando diretamente no aumento de produtividade e redução de custos com treinamentos.

Em relação à técnica, é importante destacar a “curva de esquecimento”, um fenômeno observado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, em 1885. O experimento constatou que o cérebro humano tem um limite de retenção de aprendizado, fazendo que parte do conteúdo se perca no decorrer do tempo. O microlearning serve para reduzir essa situação, com aplicações que duram de 3 a 5 minutos, tempo considerado ideal para um aprendizado efetivo, facilitando a construção de um conhecimento rico e gradual. Confira abaixo alguns benefícios que a técnica pode trazer para o aprendizado:

  • Melhora a atenção – a técnica busca aplicar os conteúdos com um grande potencial para reter a atenção, mesmo que a pessoa esteja cercada por outros estímulos.
  • Aumenta o engajamento – o método de abordagem está diretamente associado a melhores resultados de aprendizagem, aumentando o engajamento do estudante ou colaborador. 
  • Facilita a memorização – o cérebro humano foi projetado para manter o foco e aprender por períodos curtos, portanto, realizar aulas ou capacitações em pequenas etapas aumenta a tendência natural de aprendizado.
  • Otimiza o tempo – por não envolver grandes planejamentos ou preparação intensa de conteúdo, a técnica otimiza a rotina da equipe. 

O maior diferencial do método está na capacidade de uma aprendizagem gradativa. Entretanto, como as pessoas estão cada dia mais atarefadas e com o tempo mais reduzido, o microlearning traz vantagens para as empresas, que conseguem aplicar capacitações direcionadas e de forma efetiva, sem gerar ruídos na rotina dos colaboradores, otimizando o tempo e aprendizado.

A fim de tornar os programas de treinamento mais eficazes, se faz necessário criar pequenos conteúdos específicos em vídeos, mostrando como eles funcionam na pratica. É possível também usar resumos para complementar a apresentação, com objetivos e técnicas de cada tema proposto. Além de vídeos, é essencial apostar em mídias diversas como podcasts, artigos, slides e infográficos, quanto maior a variedade, melhor compreensão e a assimilação do conteúdo. O ideal é optar por uma linguagem acessível, que facilite a compreensão de todos.

O microlearning fomenta uma cultura voltada para a educação e o desenvolvimento motivando os colaboradores, que reconhecem o estímulo por parte da empresa e se sentem mais valorizados. Também ligado à estratégia de comunicação interna, a técnica pode ajudar na hora de atualizar a equipe em caso de novidades ou mudanças. Todos no ambiente de trabalho são favorecidos com a estratégia, principalmente com uma produtividade qualificada. 

Concluindo, as técnicas de microlearning visam separar grandes pedaços de informações em partes menores e podem se complementar em um programa de aprendizado ou criar trilhas específicas de treinamento. É uma estratégia de ensino de rápida aplicação, que otimiza capacitações e rotinas, respondendo questões e dúvidas, com um conteúdo acessível e de fácil consulta. Sua aplicação se mostra uma vantagem não somente para os colaboradores, mas também para a empresa em geral.

FONTE: Assessoria Martha Becker

Copiar link Comentários ()
Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger