Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2022. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 01 de julho de 2022
Como preparar sua IES para a oferta de cursos técnicos
Copiar link
Como preparar sua IES para a oferta de cursos técnicos

“O diploma técnico é o primeiro que um estudante pode ter em sua carreira formal”, destacou a diretora de Políticas e Regulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Joelma Cremer, durante o seminário “Oferta de cursos técnicos: como preparar sua IES”.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), aconteceu na terça-feira (21), em formato online.

Em maio, o MEC publicou a portaria nº 314, estabelecendo as normas para a oferta de cursos técnicos de nível médio em instituições de ensino superior (IES). Conforme projeção da ABMES, tendo em vista a capacidade instalada de 5 mil polos, as IES brasileiras podem abrir até 500 mil vagas na área.

“A medida traz mais desenvolvimento para a educação profissional e tecnológica do Brasil devido à capilaridade, capacidade e qualidade dessas instituições”, afirmou o ministro da educação, Victor Godoy Veiga.

Mercado de trabalho

Os cursos técnicos têm um papel relevante no contexto do mercado de trabalho atual. Para se ter uma ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, 48% dos empresários, em 35 países, apontam a falta de qualificação profissional como fator preocupante para o desenvolvimento econômico.

Como destacou Cremer, da Setec, os cursos técnicos são uma forma rápida e atrativa de formação profissional. Entretanto, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 11% dos estudantes brasileiros cursaram o ensino técnico em 2020.

“Observando o cenário mundial e o número de matrículas que temos hoje, sabemos que é possível fazer uma ampliação desse montante”, ressaltou o secretário da Setec, Tomás Dias Sant’Ana, durante o seminário da ABMES.

Passos para a preparação da IES

Formações profissionais técnicas são uma demanda urgente do mercado de trabalho atual. Para investir na modalidade, as IES devem estar atentas ao edital nº 48/2022, do MEC, que apresenta os procedimentos para a oferta de cursos técnicos de nível médio.

Um dos primeiros passos é verificar quais cursos constam no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Apenas as formações listadas nesse documento podem entrar no portfólio das instituições de ensino superior.

A IES precisa ter atuação efetiva em áreas correlatas ao curso técnico ofertado. Além disso, é necessário comprovar pré-requisitos como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a quatro na mesma área. Já o Conceito Institucional (CI) deve ser igual ou superior a três.

Penalidades institucionais ou processos de supervisão recebidos nos dois últimos inviabilizam a oferta.

Os cursos técnicos de nível médio podem ser ofertados no presencial e na educação a distância (EAD), mas cada modalidade requer um pedido de autorização específico.

A oferta de cursos técnicos EAD está condicionada à comprovação de condições de infraestrutura e recursos tecnológicos. Por exemplo, um ambiente virtual de aprendizagem que possibilite a interação entre docentes e alunos, prática profissional no endereço sede, entre outras exigências.

Cronograma

O cronograma para credenciamento de cursos técnicos de nível médio em IES está aberto até 15 de julho de 2022. A previsão para divulgação dos resultados é 7 de dezembro.

FONTE: Desafios da Educação

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger