Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130 | Como chegar

COPYRIGHT © 2022. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Inovação | 04 de agosto de 2022
UX e UI: excelência na experiência do usuário faz site ter sucesso
Copiar link
UX e UI: excelência na experiência do usuário faz site ter sucesso

Em tempos tecnológicos, o uso de recursos digitais se tornou essencial para ampliar a visibilidade de grandes, médias e pequenas empresas. Os sites são algumas das principais ferramentas utilizadas por profissionais e instituições para oferecer produtos, serviços e informações a seus públicos. 

No entanto, para reter a atenção dos usuários, existem processos de criação de sites que devem ser levados a sério. O UX e UI Design, por exemplo, quando bem empregados podem garantir uma boa experiência para o internauta. 

Apesar de terem o nome parecido, as siglas representam processos diferentes que costumam se cruzar constantemente em prol de um site mais otimizado em diversos aspectos e, com isso, trazer mais sucesso para o portal. 

 

UX Design: experiência do usuário na construção do site

A sigla UX vem do termo user experience, que em tradução livre significa experiência do usuário. Como o próprio nome diz, esse processo trabalha em um conjunto de ações que visa promover boas vivências ao cliente que navega em um site. A estratégia é muito utilizada por especialistas em SEO no mercado profissional.

O UX designer se atenta a todas as etapas em que há interações num site, buscando otimizar os processos para que o acesso seja prático, fácil e resulte em uma boa experiência. 

Para isso, o profissional implementa soluções na criação ou manutenção de um site. Algumas visam a garantir uma boa usabilidade, verificar a utilidade dos layouts escolhidos, pensar na arquitetura da informação do portal, analisar a praticidade da pesquisa no site, entre outras que possam gerar impacto na navegação do usuário. 

Quando as noções de UX design estão garantidas em um site, significa que as pessoas conseguirão navegar nele sem dificuldades para interagir com o portal, sem lentidão, finalizando corretamente sua jornada de compra, a partir de um design simples, otimizado e informativo.

 

UI Design: interface do site garante uma boa experiência

Já o UI Design vem do termo user interface, que em tradução livre representa a interface do usuário. Dessa forma, essa etapa da construção de um site trabalha com toda parte visual do projeto de um portal para colaborar com a experiência.

O UI Designer adota estratégias como adicionar um botão chamativo em uma posição que chame a atenção do público, escolher cores e tipografias que transmitam a imagem da marca e que garantam uma boa visibilidade e também garantir que as versões de desktop e mobile sejam reconhecidas em diferentes aparelhos sem apresentar falhas. 

Além disso, é esse profissional o responsável pelas imagens, vídeos, menus e chamadas para ação (CTAs) que dão ao site mais personalidade. A escolha desses aspectos gera impactos na percepção que as pessoas tendem a criar sobre a marca. 

 

UX e UI caminham juntos para o sucesso de um site 

Os detalhes visuais são os primeiros a serem notados ao acessar um site. Quando um portal apresenta muita informação desconexa, com poluição visual, raramente consegue reter o usuário de forma que ele permaneça até o final dos processos de compra. 

Da mesma forma acontece com a usabilidade de um site, pois páginas lentas e que não apresentam respostas à interação solicitada também não fazem sucesso na internet. Os usuários buscam por portais otimizados, rápidos e práticos de serem acessados. 

Por esse motivo é comum dizer que os profissionais de UX e o de UI se conectam a todo momento. Assim como a etapa visual gera impactos em uma pessoa, a usabilidade do site também deve manter o padrão de resposta positivo. 

Os benefícios que as marcas podem obter ao investir nesses processos vão muito além da retenção de clientes. Sites que investem nessas estratégias também conseguem obter um fortalecimento da marca. 

Isso ocorre, pois clientes com experiências positivas costumam fazer indicações, ajudando a expandir o público da marca. Esse processo, a longo prazo, faz com que o portal receba mais acessos e se torne uma autoridade no nicho em que atua.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger