Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2023. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Dicas | 26 de setembro de 2022
A importância do cuidado com a saúde mental na rotina de estudos
Copiar link
A importância do cuidado com a saúde mental na rotina de estudos

O psicólogo online pode trazer mais bem-estar e paz de espírito aos estudantes, principalmente em períodos de Enem e de provas nas faculdades, que costumam ocorrer em finais de semestre. 

Se você quer saber como uma terapia online pode ajudar em períodos de estudo, não deixe de conferir o post até o final. 

O que faz o psicólogo online?

Graças à internet, você pode cuidar de sua saúde mental sem ter que ir a um consultório. Com os psicólogos online, as terapias acontecem através de sessões, e é o profissional que decide a quantidade mínima e máxima de sessões. 

Existem pacientes que podem fazer terapia a vida toda, em outros casos, basta apenas algumas sessões para que o problema possa ser diminuído ou solucionado de uma só vez. O psicólogo que faz o atendimento através da internet deve utilizar ferramentas de videochamada, por exemplo.

Mesmo que seja online, é importante que você adquira confiança no profissional que vai conduzir a sua terapia. Também é necessário que você seja verdadeiro(a) com seus sentimentos para que o profissional possa escolher qual é a melhor terapia, sempre respeitando as suas necessidades e interesses. 

Um psicólogo não é procurado apenas quando há um problema a ser resolvido. Ele é útil para quem está em transição de carreira ou para quem quer trilhar no caminho do autoconhecimento. 

Como este profissional pode acalmar os estudantes através da terapia?

Os psicólogos podem ajudar os estudantes a administrarem situações de: “momentos de pressão, perdas e fracassos, bem como reconhecer suas forças, fraquezas e saber lidar com situações de estresse e ansiedade”. Este tipo de acompanhamento é essencial, principalmente, para estudantes que pretendem entrar na faculdade. 

Em algumas escolas de ensino médio, é possível que haja o psicólogo escolar, que tem a missão importante de ajudar o estudante a desenvolver as habilidades socioemocionais. Desde muito cedo, é necessário que os professores e psicólogos trabalhem em conjunto para ajudar no desenvolvimento da educação emocional. 

Mesmo em cursinho de pré-vestibular, o psicólogo pode ser muito útil para entender o que se passa na cabeça dos estudantes, pois sabemos que este é um momento de escolhas e que pode ter muita cobrança da família. Para não ter estresse, a psicoterapia online pode detectar pontos de melhoria do aprendizado e verificar quais são as falhas do processo. 

Existem muitos casos de estudantes que conseguem melhorar suas notas apenas realizando essas terapias e organizando a sua rotina de estudos para que não tenha sobrecarga. Com as terapias, as relações interpessoais também podem ser melhoradas. 

Os psicólogos podem trazer a família para participar do processo, incentivando, com isso, os estudantes a tirarem boas notas. Se essa for a vontade do estudante, os psicólogos podem realizar este procedimento. Tudo é feito sempre com base nas vontades e interesses dos pacientes.   

Estudos e saúde mental

Algumas dicas podem ajudar a manter a saúde mental. Abaixo, mostraremos algumas sugestões que podem ser úteis para o período de estudos:

1º Escolha as suas possibilidades 

Evite o excesso de exigências através do pensamento crítico. Seja realista com a escolha de suas metas e objetivos. Quando sabemos o que é possível de ser feito, as chances de ocorrer frustrações no meio do caminho são bem menores. 

2º Vença obstáculos 

Se houver barreiras que estão impedindo seu crescimento profissional, é importante que você saiba identificar. Se necessário, converse sobre elas com seu terapeuta. Algumas relações como: família, trabalho, amizades e amor podem prejudicar o andamento dos seus estudos.

3º Aprenda a ter o autocuidado 

É importante saber que o ser humano necessita: corpo, mente, emoções, autoestima. Tenha cuidado com as redes sociais e lembre-se que ninguém é feliz o tempo inteiro.

Sendo assim, algumas atitudes podem ser relevantes e ajudam a evitar o estresse. Faça atividades físicas regularmente, ouça meditação, caminhe na natureza, etc. Essas atividades comuns trazem o equilíbrio entre a saúde mental e física que tanto necessitamos. Em alguns momentos, é necessário que haja mudanças na nossa rotina para que possamos atrair o bem-estar. 

Como evitar a sobrecarga na rotina do estudante?

Contar com um cronograma é essencial para quem tem uma rotina cansativa de estudos, algumas dicas podem ser cruciais para o sucesso no estudo, veja algumas a seguir:

  1. Saiba identificar seus limites;
  2. Mantenha um horário definido para que seu cérebro possa se acostumar;
  3. Durma de 6 a 8 horas;
  4. Faça uma alimentação saudável;
  5. Pelo menos 5 minutos de exercícios por dia é o suficiente para melhorar seu humor. 

Também é necessário conversar com seus familiares para que eles compreendam e respeitem seus horários de estudos. O mesmo vale para seus amigos e colegas. Informe a eles que você está estudando para concurso, para vestibular, ou mesmo para encerrar o semestre na faculdade. 

Como cuidar da saúde mental?

Se a situação está muito crítica, é conveniente solicitar ajuda de um profissional especializado. Através de terapia, um bom psicólogo pode descobrir porque a sua mente está tão doente. Ele pode propor alguns exercícios para descobrir o que ajudou a sua mente para ela alcançar tal grau de estresse ou ansiedade. 

Os psicólogos online possuem as ferramentas adequadas para ajudar a cuidar de sua saúde mental. Os profissionais estão em constante aprendizado para que eles possam aprender as melhores técnicas e métodos e aplicar nos seus pacientes. 

Os atendimentos são realizados com total sigilo e discrição. A plataforma da FEPO também segue nas normas da LGPD para proteger os dados dos pacientes.

Agende sua terapia com a FEPO!

A FEPO pode ajudar os estudantes a encontrar equilíbrio entre saúde mental e rotina de estudos. As terapias são 100% online e você não precisa se deslocar até a um consultório.

Basta se cadastrar no site, escolher o melhor plano para o seu perfil e também a terapia e o psicólogo de sua preferência. Defina o melhor horário com base na sua rotina e pronto. 

Vale ressaltar que todos psicólogos online da FEPO possuem diploma de nível superior e especialização em pelo menos uma área. Além do mais, todos os profissionais contam com CRP.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger