Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2022. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 30 de setembro de 2022
Como a tecnologia ajuda na captação e retenção de estudantes
Copiar link
Como a tecnologia ajuda na captação e retenção de estudantes

A captação de alunos é um fator determinante para qualquer instituição de ensino. Além de métodos para atrair pessoas para a comunidade escolar e completar as turmas disponíveis, trata-se também de despertar interesse de estudantes que irão agregar valor na comunidade. No entanto, o uso de aplicativo dentro das instituições de ensino ainda é novidade e exige certa adaptação sobre as melhores práticas de gestão, focada também na captação e retenção de alunos – visto que a realidade financeira das famílias está afetada pela crise econômica.

Embora muitos gestores já consigam enxergar os benefícios dos aplicativos para  uma captação de alunos eficaz, deve-se considerar também uma equipe de profissionais qualificados, processos de trabalho bem definidos e o amplo uso da tecnologia como aliada para compreender o atual cenário. O conjunto de estratégias de Marketing e Vendas precisa estar atualizado de modo a não criar ruídos com o uso de estratégias ultrapassadas que podem afetar o relacionamento entre aluno e instituição. 

Entre os principais fatores que podem ser observados atualmente está a qualidade da educação. Portanto, é preciso evidenciar para os futuros alunos a forma com que ela está organizando seu cronograma para que a turma tenha acesso às aulas – independente se os encontros forem presenciais ou online. O plano intraescolar deve incluir também condições de oferta de ensino, gestão e organização do trabalho escolar, profissionalização do professor, permanência e desempenho escolar.

Ainda que flyers e banners continuem sendo utilizados como recurso de captação por diversas instituições, em tempos de internet, o mesmo pode ser enviado para o smartphone dos pais e alunos. Assim como é primordial primar pelas redes sociais atualizadas, onde se passe informações acerca da instituição em tempo real, mais do que nunca a presença digital das instituições de ensino é fundamental para gerar empatia e proximidade com as pessoas, transformando os interessados em, de fato, matriculados.

Outro aspecto relevante é passar credibilidade para toda a comunidade, com organização e qualidade através do aplicativo oficial da instituição. Para que o aluno possa acessar informações referentes à secretaria, financeiro, disciplinas e outras informações que possa buscar rapidamente dentro do aplicativo. Oferecer uma estrutura exemplar e manter uma comunicação transparente com os estudantes é também um passo para a instituição captar novas pessoas e ter seus valores reconhecidos.

Se faz essencial disponibilizar alternativas para que pessoas de diferentes camadas sociais consigam financiar seus estudos. Nesse sentido, o crédito educativo é um recurso que ganha força como forma de garantir o acesso à educação. Por fim, é fundamental que o uso de aplicativos faça parte da filosofia da instituição e esteja presente em todos os setores da empresa. Para que tudo funcione adequadamente, a comunicação interna deve estar devidamente alinhada com as novas tecnologias. Tudo precisa estar integrado para não haver retrabalho ou ruídos que danifiquem a imagem da instituição.

 

Leia também Apesar de melhorar salários, cai interesse pela faculdade

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger