Como incentivar a leitura na infância? A educação continua sendo o melhor caminho para as crianças e jovens do futuro. No entanto, esse é um ponto que deve ser mencionado exaustivamente. E a alfabetização está na base de um desenvolvimento educacional completo e eficaz. Ferramenta essencial também para integração social, a criança precisa ser estimulada diariamente para uma aquisição plena de leitura e escrita.
Entre tantas respostas, há a certeza de que a internet se mostrou uma grande aliada no desenvolvimento estudantil. Com uma geração cada vez mais conectada em virtude da aceleração das transformações enfrentadas pela sociedade e também pela pandemia da covid-19, que implantou um ambiente online de estudos. Com o ambiente digital fortalecido, novas soluções surgiram para complementar o ensino. Entre elas, estão os aplicativos que estimulam e desenvolvem a leitura, embora não substituam o trabalho pedagógico do professor.
De acordo com os dados da última pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever mais que dobrou de 2019 a 2021. O desafio das escolas é estimular o interesse das novas gerações pela leitura, tornando esse momento também prazeroso para o estudante.
Confira 4 aplicativos gratuitos que auxiliam na alfabetização infantil, disponíveis para iOS e Android.
Indicado para crianças de 3 a 6 anos, o aplicativo reúne uma série de jogos educativos com o objetivo de ensinar o alfabeto, que colaboram para que as crianças aprendam a reconhecer e escrever as palavras. Os jogos do Bini ABC envolvem, por exemplo, estourar bolhas com a respectiva letra, montar palavras com letras variadas e associar cada uma delas com um significado através de quebra-cabeças.
O Ler e Contar é um aplicativo gratuito indicado para crianças de 8 anos de idade. No processo de alfabetização, a ferramenta irá auxiliar o pequeno a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de 0 a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o nome de animais, cores e instrumentos musicais.
Indicado para crianças de 3 a 7 anos, o aplicativo ABC Dino utiliza jogos e brincadeiras educativas para reforçar o processo de aprendizado. A ferramenta cria uma jornada de aventuras onde o mascote Finn enfrenta batalhas contra ogros. Em cada nível diferente, são disponibilizados exercícios para uma etapa específica do aprendizado, como conhecer as vogais ou praticar a escrita de cada letra.
O GraphoGame é um jogo educacional especialmente eficaz para crianças de 4 a 9 anos que estão aprendendo as relações entre letras e sons. A ferramenta ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro.