Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2023. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Carreiras | 10 de outubro de 2022
Profissões do futuro: você está preparado para as mudanças que vem pela frente?
Copiar link
Profissões do futuro: você está preparado para as mudanças que vem pela frente?

Escolher qual faculdade cursar pode parecer uma decisão difícil para muitas pessoas, principalmente pela quantidade cada vez maior de cursos oferecidos pelas instituições de ensino em todo o país. Com o avanço da tecnologia, muitas profissões estão surgindo ou se reinventando e saber as principais tendências do mundo corporativo é essencial para ajudar na escolha da carreira profissional.

Há quinze anos, um cientista de dados, operador de drones e carros autônomos eram profissões praticamente inexistentes no mercado. Atualmente, diversos cursos são considerados como profissões do futuro, principalmente ligados à inovação como, por exemplo, sustentabilidade, lazer, saúde, tecnologia e marketing. A decisão final do estudante varia entre a importância que é dada à profissão, passando pela realização pessoal e até salário. 

Leia também: Estratégias para melhorar a motivação dos estudantes

De acordo com o Guia Salarial 2023, levantamento da consultoria Robert Half que aponta as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho, o próximo ano deve apresentar queda nas taxas de desemprego, principalmente entre profissionais qualificados. Além das profissões em alta, o guia destacou também algumas carreiras do futuro, com salários superiores a R$ 30 mil. Entre as primeiras posições estão:

1- Engenharia 

Segundo a pesquisa, os profissionais formados em engenharia ganharam espaço no mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde e tecnologia nos últimos três anos. É uma das áreas que, devido à transformação recente, propicia as principais carreiras do futuro, principalmente na temática de ESG (sigla em inglês que representa governança ambiental, social e corporativa). 

2 – Finanças e Contabilidade 

Infraestrutura, serviços, agronegócio e tecnologia são os setores que lideram as contratações de profissionais de finanças e contabilidade. Entre as áreas mais demandadas estão: Planejamento Financeiro/Controladoria, Modelagem Financeira, Contábil/Fiscal (coordenador/gerente), Controller, Tesouraria/Financeiro;

3 – Jurídico 

Uma das carreiras mais tradicionais, o direito está entre as oito áreas que seguem em alta no levantamento da Robert Half. Segundo a pesquisa, as empresas que atuam nos setores de tecnologia, varejo e e-commerce, serviços, bens de consumo e agronegócios são as que mais empregam. 

Com o avanço da tecnologia e da globalização, existem rupturas cada vez mais rápidas nas dinâmicas sociais e profissionais. Futuramente, com a evolução científica, o mercado terá profissionais exercendo profissões que ainda não existem. 

Leia também: EJA: como funciona a educação de jovens e adultos?

Nesse contexto, as demandas do público também se modificam com grande velocidade. Tanto o profissional quanto os gestores devem se dedicar em aprender e desenvolver aspectos dinâmicos e flexíveis. As carreiras do futuro prometem agregar valor, realização pessoal e ainda render um bom dinheiro. Tudo ao mesmo tempo. 

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger