Escolher qual faculdade cursar pode parecer uma decisão difícil para muitas pessoas, principalmente pela quantidade cada vez maior de cursos oferecidos pelas instituições de ensino em todo o país. Com o avanço da tecnologia, muitas profissões estão surgindo ou se reinventando e saber as principais tendências do mundo corporativo é essencial para ajudar na escolha da carreira profissional.
Há quinze anos, um cientista de dados, operador de drones e carros autônomos eram profissões praticamente inexistentes no mercado. Atualmente, diversos cursos são considerados como profissões do futuro, principalmente ligados à inovação como, por exemplo, sustentabilidade, lazer, saúde, tecnologia e marketing. A decisão final do estudante varia entre a importância que é dada à profissão, passando pela realização pessoal e até salário.
De acordo com o Guia Salarial 2023, levantamento da consultoria Robert Half que aponta as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho, o próximo ano deve apresentar queda nas taxas de desemprego, principalmente entre profissionais qualificados. Além das profissões em alta, o guia destacou também algumas carreiras do futuro, com salários superiores a R$ 30 mil. Entre as primeiras posições estão:
1- Engenharia
Segundo a pesquisa, os profissionais formados em engenharia ganharam espaço no mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde e tecnologia nos últimos três anos. É uma das áreas que, devido à transformação recente, propicia as principais carreiras do futuro, principalmente na temática de ESG (sigla em inglês que representa governança ambiental, social e corporativa).
2 – Finanças e Contabilidade
Infraestrutura, serviços, agronegócio e tecnologia são os setores que lideram as contratações de profissionais de finanças e contabilidade. Entre as áreas mais demandadas estão: Planejamento Financeiro/Controladoria, Modelagem Financeira, Contábil/Fiscal (coordenador/gerente), Controller, Tesouraria/Financeiro;
3 – Jurídico
Uma das carreiras mais tradicionais, o direito está entre as oito áreas que seguem em alta no levantamento da Robert Half. Segundo a pesquisa, as empresas que atuam nos setores de tecnologia, varejo e e-commerce, serviços, bens de consumo e agronegócios são as que mais empregam.
Com o avanço da tecnologia e da globalização, existem rupturas cada vez mais rápidas nas dinâmicas sociais e profissionais. Futuramente, com a evolução científica, o mercado terá profissionais exercendo profissões que ainda não existem.
Nesse contexto, as demandas do público também se modificam com grande velocidade. Tanto o profissional quanto os gestores devem se dedicar em aprender e desenvolver aspectos dinâmicos e flexíveis. As carreiras do futuro prometem agregar valor, realização pessoal e ainda render um bom dinheiro. Tudo ao mesmo tempo.