Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2023. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Carreiras | 26 de outubro de 2022
Profissões ligadas a dados são as mais promissoras do mercado de trabalho
Copiar link
Profissões ligadas a dados são as mais promissoras do mercado de trabalho

O que diferencia um Engenheiro de Dados, Arquiteto de Dados e Analista de Dados? Natural de setores considerados novos na sociedade, a análise de dados é uma das áreas que mais crescem no mercado atual. Basicamente, qualquer empresa que tenha a internet como parte de seu negócio pode aprimorar suas ações com um cientista de dados na equipe.

Atualmente, com o avanço tecnológico, as pessoas geram dados todo o tempo. Segundo o IDC, empresa de inteligência de mercado, geramos aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes todos os dias. E é com a utilização de dados disponíveis na rede que encontramos soluções de negócio. Esses profissionais vão coletar e formular hipóteses para um melhor entendimento do público-alvo e uma atuação mais correta no meio proposto. Sendo necessário reunir, interpretar e comunicar aos executivos somente o que é pertinente dentre milhões de informações que estão em constante atualização nos canais na internet.

Leia mais Veja as profissões em alta para 2023

 

Mensagens trocadas no WhatsApp, fotos postadas nos stories das redes sociais, artigos publicados, compras on-line, filmes no streaming e milhares de outros mecanismos são geradores de dados. Portanto, o analista de dados é capacitado para perceber o comportamento das pessoas na rede e, a partir disso, sugerir alterações na rotina da empresa. É uma área promissora e com infinitas oportunidades, ainda que atualmente muitas empresas ainda não saibam exatamente onde e por que vão usar esse profissional.

A movimentação acadêmica em torno da ciência de dados ainda é recente.  No Brasil, há poucos anos universidades começaram a ofertar especialização específica sobre o tema. Administrador de Dados, Cientista de Dados e Analista de Dados são algumas das profissões da área mapeadas pela pesquisa Stack Overlow; confira o resumo de cada uma delas:

  • Administrador de Dados: é responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise das estruturas de banco de dados. Portanto, são informações sobre pessoas, objetos e lugares. 
  • Cientista de Dados: os cientistas de dados projetam modelos e mecanismos de aprendizado utilizando técnicas matemáticas que visam encontrar soluções para os desafios do negócio. 
  • Analista de Dados: o Analista de Dados, por sua vez, analisa os elementos com um olhar voltado para o presente, ou seja, para as soluções ou respostas que eles podem proporcionar. Realizando a coleta, compilação, análise e interpretação dos dados.

Leia mais Graduação: saiba quais são os cursos mais procurados no Brasil

Resumidamente, é possível notar que todas as profissões de análise de dados se complementam estrategicamente. Beneficiando quem trabalha direta ou indiretamente com esse tipo de informação, o que abarca desde os especialistas nativos em software até os profissionais de marketing digital. O profissional diplomado na área também tem a possibilidade de realizar diversas especializações no assunto, tanto em cursos online como presenciais. É essencial se aprofundar na área e estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados e traduzi-los para novas oportunidades de negócios.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger