O que diferencia um Engenheiro de Dados, Arquiteto de Dados e Analista de Dados? Natural de setores considerados novos na sociedade, a análise de dados é uma das áreas que mais crescem no mercado atual. Basicamente, qualquer empresa que tenha a internet como parte de seu negócio pode aprimorar suas ações com um cientista de dados na equipe.
Atualmente, com o avanço tecnológico, as pessoas geram dados todo o tempo. Segundo o IDC, empresa de inteligência de mercado, geramos aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes todos os dias. E é com a utilização de dados disponíveis na rede que encontramos soluções de negócio. Esses profissionais vão coletar e formular hipóteses para um melhor entendimento do público-alvo e uma atuação mais correta no meio proposto. Sendo necessário reunir, interpretar e comunicar aos executivos somente o que é pertinente dentre milhões de informações que estão em constante atualização nos canais na internet.
Mensagens trocadas no WhatsApp, fotos postadas nos stories das redes sociais, artigos publicados, compras on-line, filmes no streaming e milhares de outros mecanismos são geradores de dados. Portanto, o analista de dados é capacitado para perceber o comportamento das pessoas na rede e, a partir disso, sugerir alterações na rotina da empresa. É uma área promissora e com infinitas oportunidades, ainda que atualmente muitas empresas ainda não saibam exatamente onde e por que vão usar esse profissional.
A movimentação acadêmica em torno da ciência de dados ainda é recente. No Brasil, há poucos anos universidades começaram a ofertar especialização específica sobre o tema. Administrador de Dados, Cientista de Dados e Analista de Dados são algumas das profissões da área mapeadas pela pesquisa Stack Overlow; confira o resumo de cada uma delas:
Leia mais Graduação: saiba quais são os cursos mais procurados no Brasil
Resumidamente, é possível notar que todas as profissões de análise de dados se complementam estrategicamente. Beneficiando quem trabalha direta ou indiretamente com esse tipo de informação, o que abarca desde os especialistas nativos em software até os profissionais de marketing digital. O profissional diplomado na área também tem a possibilidade de realizar diversas especializações no assunto, tanto em cursos online como presenciais. É essencial se aprofundar na área e estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados e traduzi-los para novas oportunidades de negócios.