Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2023. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 18 de janeiro de 2023
Conheça 6 tendências educacionais para 2023
Copiar link
Conheça 6 tendências educacionais para 2023

As práticas educacionais recebem atualizações de tempos em tempos, tudo de forma a acompanhar as mudanças sociais. Da mesma forma em que a sociedade sofre diversas adaptações, muitas delas partindo da chegada das novas tecnologias, o mesmo precisa acontecer no meio acadêmico para que os estudantes estejam sempre expostos a boas fontes de educação.

Esse tipo de adaptação pode ser vista aos poucos dentro das próprias salas de aula. Primeiro temos a chegada dos quadros brancos, usando canetas especiais, para substituir o pó deixado pelo giz. Agora temos os telões interativos usados para a transmissão de vídeos.

É importante citar a questão do audiovisual, já que se trata de uma ferramenta também utilizada dentro do meio educacional hoje, tudo diante da popularização do modelo EAD, o ensino a distância, que se tornou realidade nos mais diversos ambientes.

A partir desse tipo de adaptação, até mesmo a sala da sua residência pode se tornar um ambiente próprio para o seu ensino em casa, sendo preciso apenas de uma adequação desses espaços por meio da utilização de placas de polietileno para uma reforma, por exemplo.

Apesar da tecnologia ter um grande impacto na educação atualmente, é importante destacar muitas outras mudanças que vêm ocorrendo dentro desse cenário, principalmente em relação ao comportamentos dos alunos, em especial quando falamos dos mais jovens.

Afinal, como atrair a atenção de uma criança que, de tanto ser exposta a diversos estímulos visuais a todo momento, seja por meio do computador, celular ou tablet, sequer consegue prestar atenção em apenas um elemento por vez? Esse é um desafio da educação atual.

Muitas são as maneiras que podem ser adotadas para tentar auxiliar nessas práticas educativas, como a adoção do uso de etiquetas adesivas personalizadas para organizar suas pastas, por exemplo, principalmente para quem se prepara para um vestibular.

Esses são apenas alguns dos pontos que precisam ser considerados quando falamos sobre o estado da educação atualmente. Além dos seus desafios comuns, ainda existem os impactos vistos como irreversíveis que foram causados pelos anos de pandemia.

Mesmo se tratando de uma tema que sempre teve dificuldades, por se tratar de um assunto que não é visto com sua devida importância, é possível dizer que os desafios da área são maiores hoje, sendo preciso se preparar para garantir uma boa educação em 2023.

O que se espera do ano letivo em 2023?

Esse é um tipo de pergunta que vem sendo realizada tanto pelos professores, profissionais da educação e responsáveis. O mesmo com os alunos, dependendo da sua idade, diante do estado diferente que se encontra o ensino infantil e o universitário, por exemplo.

No geral, trata-se de um cenário que passa por grandes necessidades, principalmente se levarmos em contas os danos deixados pela pandemia, principalmente quando olhamos para a educação infantil, onde existe um grave problema de alfabetização.

A partir desse impacto, podemos ver hoje crianças que não conseguem ler seus livros didáticos, além de muitos outros elementos, indo desde as informações presentes em um jogo educativo até mesmo a qualquer informação a ser vista em expositores para lojas.

Os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na educação são diversos, como aponta uma pesquisa feita por meio do Instituto DataSenado, que identificou quais são os pontos vistos como os mais afetados por esse período, sendo eles:

  • ineficácia do meio online;
  • prejuízo em socialização;
  • baixa qualidade de ensino.

Muitas dessas eram questões que já existiam dentro do cenário educacional, no entanto, acabaram se tornando problemas ainda maiores, fazendo com que o ensino remoto não fosse uma solução para quem sequer possui acesso ao sinal de internet, por exemplo.

De uma forma geral, esses impactos foram sentidos diretamente após o retorno das crianças às escolas, o que fez com que o ano de 2022 e o segundo semestre de 2021 fosse visto como um período de adaptação, trazendo os alunos de volta ao meio escolar.

Além disso, foi possível enxergar também uma melhora do mercado voltado ao campo da educação, aumentando assim o número de demandas de uma fábrica de mochilas personalizadas, com os alunos se mostrando dispostos a voltar às salas de aula.

Ao menos essa é a realidade de alguns, já que muitos estudantes tiveram que largar os estudos, o que aponta também para um problema maior que existe no cenário educacional, sendo esse mais um ponto que precisa de atenção para os próximos anos.

Mesmo com todos esses problemas, é possível dizer que aos poucos a educação vai voltando a ser um tema a ocupar as conversas na sociedade, todos em busca de garantir melhorias nesse meio, como uma forma de remediar os efeitos negativos dos últimos anos.

É chegado então o momento de vermos as respostas das adaptações que vêm sendo adotadas, com isso valendo para o mercado de produção de bolsas de acrílico para muitas outras atividades comerciais, chegando até mesmo ao campo educativo.

E para se preparar para essa nova realidade escolar, é importante conhecer quais são as práticas que prometem ser de grande relevância para o ano de 2023.

6 tendências educacionais para se prestar atenção

O avanço tecnológico vem sendo a resposta para muitas das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, tal como ocorre com o mercado digital, que permite com que uma simples pesquisa nas redes seja possível encomendar um aluguel de geladeira, por exemplo.

Além de todas as atividades do meio comercial, a área de educação também vem passando por mudanças graças a esses saltos da tecnologia, o que acaba por colocar em relevância muitas das tendências que prometem dominar o cenário educativo em 2023.

Realidade virtual

Esse é uma tema que vem se tornando bastante popular, principalmente no universo dos games, que tanto chama a atenção dos mais jovens. Por meio dessa tecnologia, é possível simular sua presença dentro dos mais diversos ambientes fantásticos e científicos.

Além de ser a base para o chamado metaverso, esse tipo de inovação pode ser usada nas salas de aula para transportar os alunos para momentos históricos da humanidade, para visualizar o funcionamento interno do corpo humano, além de outros cenários educativos.

Realidade aumentada

Apesar de caminharem juntas, a realidade virtual e a aumentada se tratam de tecnologias distintas, com o VR levando o aluno para um universo simulado, enquanto a realidade aumentada traz essas projeções para dentro da nossa própria realidade.

Por meio disso, é possível acessar mais informações em uma visita a um laboratório ou museu ao apontar o celular para um QR Code, visto inclusive em etiquetas adesivas personalizadas nas prateleiras.

Inteligência artificial

Ainda no ramo tecnológico, é importante citar o papel da inteligência artificial, já que esse tipo de ferramenta permite até mesmo delinear um melhor roteiro de estudos, tudo baseado nas análises rápidas e eficazes a serem feitas pelas chamadas IAs.

Aqueles aplicativos que tiram dúvidas dos alunos também podem ser vistos como uma aplicação desse conceito no meio educacional.

Ensino personalizado

O uso das IAs pode ter uma grande função na criação de um ensino personalizado para cada aluno, algo que pode ser visto como necessário atualmente, levando em conta as diferentes sequelas sofridas por cada estudante devido ao período de pandemia.

Gamificação

Um dos grandes desafios da educação hoje é tirar a atenção dos alunos dos jogos, garantindo esse mesmo interesse para o que é discutido em sala de aula. Ao invés de travar essa luta, a solução pode estar em abraçar esse universo lúdico.

Ao incluir atividades gamificadas dentro da rotina escolar, pode ser mais fácil para o aluno absorver os conteúdos tratados, tal como um jogo histórico pode aumentar o interesse sobre os períodos específicos da humanidade.

Desenvolvimento socioemocional

Por último, se destaca a atenção que deve ser dada à questão emocional dos alunos, muito afetada pelo afastamento social, além dos impactos que o cenário digital e as redes sociais causam nos estudantes.

Visto tudo isso, é essencial a aplicação de um apoio emocional nas escolas, até como uma forma de garantir a reintegração desses estudante ao meio escolar, trazendo uma recepção que possa levar a bons resultados na absorção dos conteúdos em sala de aula.

Baseado em tudo isso, é possível dizer que o ambiente escolar pode novamente ser o centro de desenvolvimento da sociedade, sendo necessário, então, comprar caixa de papelão e qualquer outro material para tornar essas aulas criativas e atrativas.

A internet é mais uma das ferramentas a serem incluídas no campo educacional, tudo para garantir que o ano letivo de 2023 seja o melhor possível, com isso valendo para os alunos, professores e até mesmo para a sociedade de uma maneira geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger