Nossos serviços
Entre em contato

Capitais e região metropolitana:
4007.2302

Demais cidades:
0800.002.2302

Whatsapp:
4007.2302


Av. Júlio de Castilhos, 44 - Térreo
Porto Alegre - RS - CEP 90030-130
FUNDACAO DE CREDITO EDUCATIVO
CNPJ 88.926.381/0001-85 | Como chegar

COPYRIGHT © 2023. Conheça nossa Política de Privacidade.

brivia

Educação | 24 de janeiro de 2023
Hoje é o Dia Internacional da Educação. Entenda a origem da data.
Copiar link
Hoje é o Dia Internacional da Educação. Entenda a origem da data.

Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que celebra a importância da educação e de iniciativas que promovam seu desenvolvimento pelo mundo. No Brasil, existem duas propostas para a celebração dessa data: 24 de janeiro, em razão de uma ação da ONU, e 28 de abril, em virtude de um fórum de educação que foi realizado em 2000.

Educação e sua importância

A educação é uma das ferramentas mais importantes que o ser humano possui atualmente, pois é por meio dela que o ser humano pode compreender o mundo ao seu redor, assim como desenvolver um pensamento crítico que o permita analisar com melhor capacidade os acontecimentos do cotidiano.

Além disso, a educação também é extremamente importante porque permite que o indivíduo possa ter melhores oportunidades ao longo da sua vida. Muito além das oportunidades, a educação garante também a formação de seres humanos que tenham respeito pelo próximo e tenham apego a conceitos importantes no nosso mundo, como os Direitos Humanos.

Leia também: Paulo Freire e a educação que transforma

O investimento em educação é extremamente necessário, pois garante inúmeros benefícios tanto para o indivíduo quanto para a nação que investe nessa área. O papel da educação na construção de sociedades melhores e mais justas torna o investimento nessa área muito relevante e, por isso, as nações unem esforços para garantir que a educação prospere em todo o planeta.

O avanço da educação no planeta só é possível mediante iniciativas dos poderes públicos de todas as nações para possibilitar um estudo de qualidade, com boa estrutura e bons profissionais. Pensando no valor da educação, propõe-se a criação de datas comemorativas que sirvam como momento de valorização dessa área, mas também de reflexão para que propostas em seu benefício possam ser pensadas.

Dia Internacional da Educação

Atualmente, no Brasil, celebra-se o Dia Internacional da Educação em duas datas. Uma dessas datas foi proposta pela ONU, enquanto a outra é celebrada por educadores por conta de um evento da educação realizado no ano de 2000. As duas datas são 24 de janeiro e 28 de abril. Ao longo deste texto, vamos entender o porquê dessas duas datas.

primeira data (24 de janeiro) faz menção à Organização das Nações Unidas, a ONU, que celebra essa data comemorativa nesse dia. A educação é algo extremamente importante para a ONU, que possui uma agência dedicada a assuntos como esse. Essa agência é a Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A ONU entende que a educação é essencial para a construção de um mundo mais igualitário e pacífico. Além disso, o direito à educação e instrução é um dos direitos mais básicos da humanidade e consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento emitido pela própria ONU, em 1948.

Ademais, a ONU procura realizar iniciativas que incentivem os governantes a promoverem melhorias nessa área. Uma dessas iniciativas se deu com a formação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, que são metas estipuladas pela ONU para serem cumpridas até 2030.

Ao todo, são 17 áreas de desenvolvimento, e a educação é o quarto objetivo. O Brasil é um dos países signatários dessas metas. Por fim, outra iniciativa da ONU está na própria criação de uma data comemorativa para a educação, que é conhecida, como vimos, como Dia Internacional da Educação.

Essa data comemorativa foi criada após uma Assembleia Geral, realizada em 3 de dezembro de 2018. Portanto, a primeira celebração dessa data comemorativa se deu no ano de 2019. A criação dessa data é parte dos esforços da ONU para confirmar todas as ações que estão sendo feitas e para incentivar que novas ações em benefício da educação sejam realizadas.

Leia também: É possível cursar duas faculdades ao mesmo tempo?

Por que alguns consideram o 28 de abril?

Apesar de o 24 de janeiro ser reconhecido pela ONU, existem aqueles que levem em consideração o dia 28 de abril como Dia Internacional da Educação. Aqui no Brasil, o Ministério da Educação, o MEC, já realizou publicações oficiais reconhecendo o dia 28 de abril. A nomenclatura utilizada para a data comemorativa foi “Dia Mundial da Educação”.

Essa data leva em consideração o Fórum Mundial de Educação, um evento que reuniu líderes de diferentes países em Dacar, no Senegal, entre os dias 26 e 28 de abril de 2000. O objetivo do encontro era debater propostas para melhorar a educação em todo o mundo. Ao final desse evento, foi emitida a Declaração de Dacar, um documento com metas para o avanço educacional nos países signatários.

O Brasil foi um dos países signatários da Declaração de Dacar, que foi assinada em 28 de abril de 2000. Daí vem a data para o Dia Internacional da Educação, de acordo com essa proposta.

Fonte: Prepara Enem

Quero receber conteúdos voltados para:

Entre em contato através do WhatsApp

Entre em contato através do Messenger